Igreja de São José propõe “Conversas na Sacristia”

Foto: Igreja Açores/cartaz

Primeira conversa acontece a 29 de março, às 18h30

“Conversas na Sacristia” é uma iniciativa da paróquia de São José, em Ponta Delgada e pretende ser um espaço de diálogo entre a Igreja e o mundo em “escuta atenta, acolhimento de todos e diálogo com a sociedade”, informa uma nota enviada ao Igreja Açores este domingo.

Trata-se de uma proposta de diálogo sobre a vida, a cultura e arte, nas suas diferentes expressões e manifestações, com crentes e não-crentes, em que cada convidado escolherá uma frase ou um texto bíblico, que servirá de pretexto ou de ponto partida para um diálogo na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada” explica a nota da organização.

“Homens e mulheres, leigos, são convidados a participarem numa paleta de olhares sobre o mundo, na descoberta de novos territórios para a manifestação da fé ou para a expressão das dúvidas sobre a fé, “porque era este lugar que eu precisava agora”, diz a organização citando  Ana Luísa Amaral.

O primeiro encontro proposto é no dia 29 de março, às 18h30 e será orientado pelo padre Paulo Duarte, da Companhia de Jesus..

“Num tempo de Quaresma, a Igreja tem de se abrir à cidade e ao mundo, como forma de preparar a Páscoa, sempre de renovada esperança” sublinha a nota.

A Igreja Missionária que o Papa Francisco propõe “é uma Igreja que sai dos muros dos templos e parte ao encontro das pessoas, das suas angústias, problemas, incertezas, tristezas e alegrias” refere ainda.

“A disponibilidade para partir é condição essencial para compreender melhor as novas dinâmicas sociais, as relações interpessoais, a pluralidade social e cultural que marca a vida das cidades”, lê-se na nota.

“As portas são abertas para os sentidos, para a espiritualidade contemporânea, para a partilha da palavra, das sensações e das emoções”, conclui.

 

Scroll to Top