Padre Pedro Lima regressa a Angra depois de terminar estudos em Teologia Dogmática

Jovem sacerdote faialense é padre desde setembro de 2016 e foi o primeiro seminarista ordenado por D. João Lavrador na diocese

O primeiro sacerdote ordenado pelo atual bispo de Angra na diocese regressa este ano à diocese depois de ter estado três anos a estudar Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

“Faço um balanço positivo: 2 anos de licenciatura e 1 ano para doutoramento em Teologia Dogmática. Formação académica exigente, crescimento humano e espiritual, experiências pastorais, convivência ecuménica e sentido de universalidade da Igreja” afirmou o jovem sacerdote padre Pedro Silveira Lima ao Igreja Açores.

Natural das Angústias, na ilha do Faial, em setembro de 2016, o sacerdote cumpriu o seu primeiro ano numa colocação perto do Seminário como vigário paroquial da Conceição em Angra do Heroísmo.

O jovem sacerdote regressa agora depois de terminado um primeiro ciclo de estudos e irá dar aulas no Seminário Episcopal de Angra.

“O regresso à diocese traduz-se numa óptica do serviço. O objectivo da formação é poder servir melhor o Povo de Deus. Ser pastor numa sociedade pós-moderna e «líquida» (Z. Bauman) é um desafio e ser professor de teologia de candidatos ao sacerdócio é ainda outro desafio com proporções diferentes”, refere numa breve conversa com o Sitio Igreja Açores, sublinhando que tem presente o “dito” evangélico de que “a quem muito foi dado, também muito lhe será exigido”.

O jovem sacerdote que quando estava em Roma, chegou a afirmar que “estar fisicamente presente do Papa Francisco “era uma “bênção” considera que o regresso à Diocese, três anos depois, no inicio de uma caminhada sinodal também é um desafio.

“Espero integrar-me nesta dinâmica vivendo o `espírito conciliar´ de diálogo-comunhão-sensus fidei neste tempo em que estamos” refere acrescentando: “as décadas de 50/60 foram protagonizadas pela novidade e florescer do pensamento teológico e pela renovação da vida da Igreja, trazidos pelo Concílio Vaticano II. O século XXI, marcadamente diferente, traz consigo novos desafios que implicam novos métodos e novas linguagens, numa Igreja capaz de dialogar e confrontar o mundo”.

O padre Pedro Lima é um dos três sacerdotes que no novo ano pastoral regressam a Angra para prosseguir a sua atividade pastoral depois de terem completado estudos em Roma. Além deste jovem sacerdote regressam ainda os padres Teodoro Medeiros e Jorge Ferreira, que completaram estudos em Sagrada Escritura e Liturgia, respetivamente. Todos eles irão leccionar no Seminário Episcopal de Angra.

 

Scroll to Top