Dia histórico para a Igreja em Portugal: Conferência Episcopal é recebida em audiência privada pelo Papa

Nova direção apresenta cumprimentos depois da eleição no verão. D. José Ornelas fala num encontro que  “valoriza a eclesialidade” da Igreja e que constitui uma oportunidade para “ouvir” as orientações e preocupações de Francisco

O Papa Francisco recebe hoje a nova presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) num encontro para apresentação de cumprimentos e para receber orientações para a Igreja em Portugal.
A delegação que vai ser recebida pelo Papa Francisco é constituída pelo presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal, José Ornelas e Virgílio Antunes, respetivamente, e pelo secretário e porta-voz, padre Manuel Barbosa.
A 09 de dezembro, em conferência de imprensa, Manuel Barbosa disse que a audiência servirá para a apresentação de cumprimento, mas também para pedir “a bênção e orientações do Papa” para a Igreja Católica no país, sendo que a situação da pandemia de covid-19 deverá ser igualmente referida.
“É obvio que assim seja, é evidente”, adiantou Manuel Barbosa, admitindo ainda que a realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2023 em Lisboa, poderá ser outro assunto a abordar.
A atual presidência da CEP foi eleita no dia 16 de junho último para o triénio 2020-2023, durante a 198.ª Assembleia Plenária do episcopado português.
José Ornelas foi eleito presidente do Conselho Permanente da CEP e como vice-presidente os bispos portugueses elegeram Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.
A vice-presidência da CEP era ocupada pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
Os prelados elegeram ainda como vogais do Conselho Permanente para o triénio 2020-2023 Manuel Clemente (cardeal-patriarca de Lisboa), Manuel Linda (bispo de Porto), José Cordeiro (bispo de Bragança-Miranda), António Marto (bispo de Leiria-Fátima) e Francisco Senra Coelho (arcebispo de Évora). O padre Manuel Barbosa mantém-se como secretário.
(Com Lusa e Ecclesia)
Scroll to Top