Presépio e decorações na Praça de São Pedro vão estar prontos a 8 de dezembro, abertura do Jubileu da Misericórdia

O presépio e a árvore de Natal que decoram anualmente a Praça de São Pedro vão chegar mais cedo em 2015, por causa do Jubileu da Misericórdia, e contam com decorações feitas por crianças em tratamento oncológico.

O anúncio foi feito pelo Governatorado da Cidade do Vaticano, apontando como data de inauguração o dia 8 de dezembro, início do ano santo extraordinário convocado pelo Papa.

Na árvore de Natal vão estar trabalhos em barro criados por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais italianos.

As bolas coloridas representam “os sonhos e desejos das crianças”, que juntamente com os seus pais participaram num programa recreativo de terapia com cerâmica, precisa a nota oficial.

O Papa vai “abraçar algumas das crianças” que realizaram estas decorações, durante a audiência para a apresentação oficial das ofertas da árvore e do presépio, marcada para 18 de dezembro.

A árvore de Natal, este ano oferecida pela região alemã da Baviera, é um abeto vermelho de 32 metros, reduzido para 25 a fim de poder ser transportado, estando a sua chegada prevista para a noite de 18 para 19 de novembro.

O presépio, por sua vez, é uma oferta da arquidiocese e da Província Autónoma de Trento, na Itália, em parceria com a Associação Amigos do Presépio de Tesero.

A representação do nascimento de Jesus reproduz as “típicas construções rurais” da região italiana e é composta por 24 figuras de tamanho natural, em madeira esculpida e pintada.

A Natividade inclui as figuras de Maria, José e o Menino Jesus no centro do cenário, além dos três magos que chegam para a adoração.

O presépio completa-se com algumas personagens com trajes típicos da região de Trento e uma das figuras masculinas inclina-se sobre outra, idosa, auxiliando-a, numa “figuração da misericórdia”.

A iluminação do presépio e da árvore vai decorrer a 18 de dezembro, pelas 16h30 locais (menos uma em Lisboa).

CR/Ecclesia