Ouvidoria das Capelas valoriza a pastoral vocacional

Dois seminaristas testemunharam experiência de vida no seminário

Cerca de 400 alunos, entre os 7º e 9º anos de escolaridade da Escola Básica e integradas das Capelas, na ilha de São Miguel, matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, ouviram esta semana o testemunho de dois seminaristas- Jacob Vasconcelos(5º ano) e Sandro Costa (2º ano)- no âmbito de uma ação da pastoral vocacional, integrada na Semana dos Seminários

Ao todo foram 12 tempos letivos durante os quais os jovens desenvolveram diversas atividades realçando o tema das vocações e deram a conhecer o Seminário Episcopal de Angra.

Recorde-se que a instituição decidiu reabrir as portas aos alunos mais novos, no inicio dos estudos secundários, como forma de suprir a falta de vocações e ao mesmo tempo fazer um acompanhamento mais prolongado da trajetória espiritual e vocacional de futuros seminaristas com vista ao sacerdócio.

A escola das Capelas possui, por outro lado, um índice elevado de matriculas em E.M.R.C. Só o Padre Horácio Dutra, ouvidor das Capelas e docente nesta escola tem a seu cargo, aproximadamente, 400 alunos nesta disciplina.

A deslocação que decorreu entre 12 e 17 de novembro, decorreu com atividades diversas em toda a ouvidoria , concretamente uma vigília realizada na Paróquia de Santo António, no dia 13, durante a qual o seminarista Jacob Vasconcelos, natural das Flores e o aluno mais antigo do Seminário, na medida em que entrou justamente para a instituição no 10º ano de escolaridade, deu o seu testemunho vocacional.

A Vigilia foi presidida pelo Ouvidor das Capelas, Padre Horácio Dutra, que destacou a “ importância da oração perseverante pela vocações como forma de corresponder ao mandato de Jesus”.

Durante o fim-de-semana, os dois seminaristas passaram pelas várias paróquias da Ouvidoria, nomeadamente Santo António e Santa Bárbara, confiadas ao Pe. Horácio, e as três paróquias da Bretanha, Remédios, Ajuda e Pilar, confiadas ao Pe. Miguel Tavares, dando o seu testemunho vocacional nas eucaristias.

Na segunda feira, dia 16 de novembro, foi realizada uma catequese na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios da Bretanha, aberta a todos os jovens da Ouvidoria bem como à população. Neste encontro, foi apresentado o tema da vocação, culminando com o testemunho do seminarista Sandro Costa e a apresentação daquele que é o “Coração da Diocese”, o Seminário de Angra.

Recorde-se que durante a Semana dos Seminários todos os alunos estiveram envolvidos em várias atividades nas ilhas do Pico, Graciosa e São Miguel. Nesta última foram acolhidos nas ouvidorias de Ponta Delgada (Ginetes); Capelas; Povoação, Fenais de Vera Cruz e Ribeira Grande.

(Com a colaboração de Sandro Costa e Jacob Vasconcelos)

Scroll to Top