Bandeiras celebra Nossa Senhora

Festa sublinha importância de um voto feito na sequência de um vulcão

No dia 2 de Fevereiro, o povo das Bandeiras, de Santa Luzia e de outras paragens da ilha do Pico, peregrinaram até à ermida de Nossa Senhora dos Milagres, no Cachorro, na freguesia de Bandeiras, em cumprimento do voto a Nossa Senhora, quase tricentenário.

Há 299 anos atrás, a 1 de Fevereiro de 1718, um vulcão fez inúmeros estragos na zona da paróquia e em sinal de agradecimento pela vida, os sobreviventes fizeram um voto em louvor de Nossa Senhora, que ainda hoje se mantém válido.

De manhã saiu da igreja paroquial de Nossa Senhora da Boa Nova, na freguesia das Bandeiras, uma peregrinação, com o andor e imagem do Senhor Crucificado para a ermida de Nossa Senhora dos Milagres.

Após o encontro das duas peregrinações deu-se início à eucaristia solene, presidida e pregada este ano pelo padre Júlio Rocha, e contou com a presença, de entre outras, do ouvidor eclesiástico da ilha , Pe Marco Martino.ouvidor eclesiástico para a ouvidoria do Pico, o padre Marco Martinho.

Terminada a eucaristia procedeu-se às arrematações das ofertas e promessas à Senhora dos Milagres e as duas peregrinações retomaram aos pontos de origem pelo mesmo caminho e do mesmo modo.

 

Scroll to Top