Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana organiza nova Peregrinação à Terra Santa

Iniciativa envolve portugueses do continente, das ilhas e da diáspora açoriana

O Serviço Diocesano para a Mobilidade Humana, da diocese de Angra, vai fazer mais uma peregrinação à Terra Santa de 21 a 28 de fevereiro com 51 peregrinos, sendo 2 luso descendentes, 14 dos Açores, que já não conseguiram lugar na Peregrinação Diocesana do passado mês de Novembro,  e 35 do Norte de Portugal Continental.

De acordo com uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo responsável pela viagem, que é também o diretor do Serviço Diocesano, Pe Jacinto Bento, “o Itinerário será o clássico, com audiência no Patriarcado Latino de Jerusalém, no último dia”.

“É um grupo bastante grande, mesmo em comparação com países como os Estados Unidos ou Brasil que habitualmente levam muitos peregrinos, sobretudo se tivermos em conta a situação económica atual “, refere o sacerdote que é o único guia português creditado na Terra Santa e que recentemente foi distinguido pelo Ministério do Turismo de Israel.

Recorde-se que no passado mês de novembro, entre 15 e 22, a diocese de Angra organizou uma peregrinação à Terra Santa, intitulada “Nos Passos de Cristo”, presidida pelo bispo de Angra.

Na altura, em entrevista ao Sítio Igreja Açores, o Pe Jacinto Bento explicava o sentido da peregrinação sublinhando as “explicações históricas, geográficas,biblicas, arqueológicas, artísticas e culturais” e que , no fim das peregrinações a  avaliação “é muito positiva” pois os peregrinos  “ficam surpreendidos” pela “vivência dos passos de Cristo”, por “viverem o quinto evangelho” e são os principais promotores, através do “testemunho”, porque o “objetivo de cada peregrino é voltar”.

Guia creditado pelo Patriarcado Latino de Jerusalém desde 2012, o padre Jacinto Bento explica que habitualmente seguem o “itinerário clássico” e durante uma semana vão visitar, por exemplo, Telavive, o parque arqueológico em Cesareia, o Monte Carmelo, Caná da Galileia, Mar da Galileia e Santuários em redor, Monte das Tentações e em Qumran vão visitar os manuscritos descobertos em 1947, Belém e Jerusalém.

Scroll to Top