Bispo de Angra desafiou os ouvidores a serem transmissores da força transformadora do Evangelho

17 ouvidores tomaram hoje posse na Igreja Matriz de Ponta Delgada

O bispo de Angra desafiou, na sua homilia, os ouvidores que hoje tomaram posse na missa dominical celebrada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada,  a transmitirem a força transformadora do Evangelho a um mundo ferido e muitas vezes sem rumo, cumprindo a missão principal da igreja.

“Caros Ouvidores que hoje assumis a vossa tarefa tão importante na vida da Igreja diocesana, pedia-vos que coloqueis todo o vosso esforço em formar um presbitério em comunhão com Jesus Cristo entre todos os seus membros, que edifiqueis comunidades verdadeiramente evangelizadoras, a viverem a alegria do Evangelho e a testemunhá-lo junto dos irmãos, que cuideis da renovação conciliar de modo que sejamos uma Igreja a discernir os Sinais dos Tempos” disse D. João Lavrador.

O prelado destacou que só assim se pode “responder à missão que nos é confiada, que não tenhamos medo de viver a liberdade de quem se encontra com Jesus Cristo no meio dos confrontos do mundo, que cuidemos de promover comunidades inteiramente ministeriais”.

Na homilia que proferiu, o bispo de Angra sublinhou a responsabilidade de transmitir a mensagem cristã num mundo difícil, em que “os poderes instalados sentem-se ameaçados pela presença pública da fé cristã que obrigatoriamente terá de ser testemunhada no meio da sociedade e no seio da cultura”.

“Na verdade, por mandato divino, a Igreja tem por missão evangelizar. Isto é, em todas as suas acções têm como único objectivo anunciar e testemunhar a Boa Noticia da Salvação ao mundo” prosseguiu lembrando que para ser evangelizadora, “a Igreja tem necessidade de escutar permanentemente o Evangelho.

“A evangelização deve nortear-se pela fidelidade ao Evangelho, convida à conversão e não temerá o confronto com os poderes do mundo” alertou D. João Lavrador.

“O autêntico evangelizador formado na escola de Jesus Cristo, aprende d’Ele a não se deixar dominar pelo mundo mas a vencê-lo pela misericórdia pela ternura e pelo amor”, prosseguiu alertando para o maior desafio de todos os cristãos que “é viver o Evangelho com alegria e deixar que esta se torne expansiva para a outros contagiar”.

O bispo de Angra fez, ainda, uma referência ao dia Mundial das Missões que a Igreja vive hoje, que tem como tema “A missão no coração da Igreja”, e apelou ao testemunho concreto de fé dos católicos.

A seguir à celebração os ouvidores participam numa reunião com os vigários de zona e com os diretores de serviços e amanhã, realiza-se uma reunião com o bispo diocesano no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada.

Hoje tomaram posse 17 ouvidores, sete dos quais exercem esta missão pela primeira vez. Entre eles encontram-se os dois novos ouvidores de Angra e da Praia da Vitória, as duas novas ouvidorias, criadas este ano pastoral na sequência das alterações organizativas implementadas que levaram à criação também de quatro vigararias- três de zona e uma para a formação.

 

[FAG id=21541]

Scroll to Top