Bispo de Angra preside às celebrações do Tríduo Pascal na Sé

Missa da Ceia do Senhor terá seis “apóstolas”

As celebrações do Tríduo Pascal, na Catedral da diocese de Angra, serão presididas pelo Bispo D. João Lavrador, a partir de hoje com a Missa da Ceia do Senhor, às 20h00.

O Tríduo Pascal, centro de todo o Ano Litúrgico, é constituído pela Missa Crismal (celebrada na passada terça feira na diocese de Angra), a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, a Celebração da Paixão e Morte de Jesus e a solene Vigília Pascal. A estes momentos, a Catedral acrescentará as horas de Laudes e Vésperas e a Via Sacra.

Este ano haverá a particularidade de o rito de lava pés ser participado por senhoras- seis apostolas-, pertencentes à Confraria do Santíssimo da Sé.

Trata-se de uma novidade resultante de uma modificação da rubrica do Missal Romano sugerida pelo papa Francisco relativa ao lava-pés de Quinta-feira Santa, estabelecendo que a participação no rito não seja limitada só aos homens e rapazes. Esta alteração  põe fim ao que vigorava desde 1955, fixado pelo decreto ‘Maxima Redemptionis nostrae mysteria’ que conferia a faculdade de realizar o lava-pés “a doze homens” durante a Missa na Ceia do Senhor, “a manifestar representativamente a humildade e o amor de Cristo pelos seus discípulos”. A partir de agora, o Missal Romano fala nos “escolhidos entre o povo de Deus”, de maneira que os responsáveis pelas comunidades católicas “possam escolher um grupo de fiéis que representem a variedade e a unidade de cada porção do povo de Deus”.

O lava-pés é um gesto que marca a celebração vespertina da Missa na Ceia do Senhor, que o atual Papa tem celebrado (e este ano volta a celebrar) fora do Vaticano: em 2013, numa prisão juvenil, na qual lavou os pés a 12 jovens de várias nacionalidades e religiões, incluindo duas raparigas; em 2014 num centro de reabilitação para pessoas com deficiência e idosos; em 2015 na igreja do complexo prisional de Redibia, em Roma, onde lavou os pés a 6 homens e 6 mulheres e também a uma criança que estava no colo da sua mãe detida.

No dia 25, sexta feira santa,  as celebrações começam às 11h00, prosseguem às 15h00 com a celebração da Paixão e às 20h00 a Via Sacra, seguida de procissão.

No sábado, dia 26, às 21h00 será celebrada a Vigília Pascal, transmitida pela RTP A e RTP Internacional e dia 27, domingo de Páscoa, às 11h00 celebra-se a Solenidade da Ressurreição do Senhor.

Scroll to Top