Bispo de Coimbra preside às festas do Senhor da Pedra

Festas promovidas pela Irmandade da Misericórdia da Vila realizam-se entre 23 e 30 de agosto

O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes vai presidir às festas do Senhor da Pedra, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, e que decorrem entre 23 e 30 de agosto. O Tríduo preparatório, entre quarta e sexta feira, será pregado pelo Pe. Davide Barcelos, Pároco dos Milagres e da Saúde, nos Arrifes.

Os dias grandes da festa, sábado dia 26 de agosto e domingo dia 27, altura em que a imagem do  Senhor da Pedra sai à rua, para a procissão da mudança da imagem da igreja da Misericórdia para a Matriz e para a procissão solene, respetivamente, serão presididos pelo bispo de Coimbra, que já foi reitor do Santuário de Fátima.

Estas festas, que se realizam sempre no último fim de semana de agosto atraem milhares de pessoas à antiga capital da ilha de São Miguel e a seguir ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada no quinto domingo a seguir à Páscoa, são as festas religiosas que congregam mais fieis.

Trata-se de uma festa que extravasa o âmbito concelhio e chama a Vila Franca inúmeros cristãos, inclusive da diáspora.

A Procissão da mudança da Imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra da igreja da Misericórdia para a igreja da Matriz, será seguida de uma celebração da Palavra, pelo bispo de Coimbra e a imagem ficará até ao dia seguinte nesta igreja, onde até á meia noite os fieis permanecem em vigilia. No domingo celebra-se a Eucaristia e às 18h00 sairá a procissão solene pelas principais ruas da Vila.

Não é fácil precisar em que altura começou este culto e estas festas. Sobre a imagem há uma lenda que diz que deu à costa, dentro de uma caixa de madeira, na praia do Corpo Santo, em data desconhecida. As duas imagens – a primitiva e a actual – representam a imagem do “Ecce Homo”, o Cristo coroado de espinhos, sentado numa pedra.

As festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra estão, desde sempre, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e realizam-se no último domingo de Agosto de cada ano, pelo menos desde 1903, data da autorização do Papa Leão XIII para que estas festividades fossem reconhecidas.

“O Santo Padre o Papa Leão XIII, atendendo às humildes suplicas, concede o privilégio, a partir do dia de hoje, de se poder celebrar, com pompa sagrada exterior, no Domingo, a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Coroado de Espinhos, como vem no apêndice do Missal Romano, na sexta-feira depois das Cinzas”, lê-se no documento da Sagrada Congregação dos Ritos.

A par do programa religioso a Santa Casa promove igualmente um programa cultural paralelo o que ainda mobiliza mais fieis.

Scroll to Top