Celebrações decorrem de 19 a 25 de maio, na cidade de Ponta Delgada

O bispo de Fall River (Estados Unidos da América), D. Edgar da Cunha, vai presidir às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que se realizam em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, de 19 a 25 de maio.

As festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma das maiores festas religiosas dos Açores, mantêm “a mesma matriz apesar deste ano o Santuário, que as organiza em conjunto com a Irmandade do Senhor Santo Cristo, ter um reitor novo”, lê-se numa nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

O cónego Adriano Borges, um dos mais jovens reitores de sempre, está há um ano à frente do Santuário e embora tenha sido sempre um peregrino destas festas, este ano “a responsabilidade e o sentido de serviço comprometem de maneira diferente”, disse ao site da Diocese de Angra, ‘Igreja Açores’.

O atual bispo de Fall River, D. Edgar da Cunha, é brasileiro e presidirá a estas festas pela primeira vez; foi nomeado bispo em julho de 2014 nesta “importante cidade norte americana, onde reside uma significativa comunidade açoriana oriunda da ilha de São Miguel”.

Com ele estarão igualmente os bispos de Angra, D. João Lavrador, e emérito de Angra, D. António de Sousa Braga.

A procissão da mudança é a “primeira grande marca” desta festa e acontece quando o provedor da Irmandade bate à porta do carro, no Convento da Esperança e as religiosas de Maria Imaculada, zeladoras da imagem, a entregam por um período de dois dias, à guarda da Irmandade.

Além de percorrer o Campo de São Francisco, acompanhada de fiéis que cumprem as suas promessas, a imagem fica depois durante uns momentos no adro da igreja do Santuário e regressa ao coro alto de onde sai à noite, em procissão de velas, para a Igreja de São José.

No domingo tem lugar a procissão solene pelas principais artérias de Ponta Delgada, num percurso que passa em todas as igrejas e conventos da cidade.

As ruas da cidade são revestidas de tapetes de flores naturais e as varandas cobertas com colchas.

A imagem do Senhor Santo Cristo venerada no Arquipélago dos Açores é uma representação em madeira da Paixão de Cristo e está aberta ao culto no Convento de Nossa Senhora da Esperança, em Ponta Delgada.

Programa Festas Santo Cristo 2017