O Serviço da Catequese, Evangelização e Missão da Diocese de Angra quer fomentar relação da catequese com a comunidade cristã

O Serviço da Catequese, Evangelização e Missão da Diocese de Angra lança campanha de Advento com propostas de oração em família.

Depois de vários pedidos nasceu a campanha para “facilitar o encontro, sobretudo através da oração em família. Complementarmente, sugerimos uma iniciativa simples para fomentar a relação da catequese com a comunidade cristã”; explicou o padre Jacob Vasconcelos ao sítio ‘Igreja Açores’.

O diretor do Serviço Diocesano da Catequese, Evangelização e Missão adianta a produção de um conjunto de orações propostas a todas as famílias cristãs no sentido de se encontrarem e de rezarem em conjunto, a partir de um conceito da família como igreja doméstica.

A campanha foi enviada a todas as paróquias e as sugestões de oração iniciam este domingo, o primeiro do Advento, 03 de dezembro, e prolongam-se até à festa da Epifania do Senhor, no dia 7 de janeiro.

“Para alguns, esta iniciativa pode parecer simples, quase rudimentar, mas, para grande parte das nossas famílias, irá consistir numa novidade agradável” refere o Pe. Jacob Vasconcelos.

O sacerdote sugere que as famílias encontrem um espaço comum em casa onde se possam encontrar ao domingo, de preferência sentados à mesa, que deverá permanecer o mesmo durante o Advento e o Natal. Essa mesa vai sendo progressivamente decorada e ao domingo todos se reunirão em torno dela para proceder a uma oração em conjunto.

“É uma espécie de Santuário ao qual vamos juntando um elemento decorativo todas as semanas e, sobretudo, no qual nos vamos encontrar diante da Palavra do Senhor, porque o Advento, o Natal é Encontro”, conclui o sacerdote.