Comunicar o Advento e descobrir o que significa este Tempo é o desafio lançado aos jovens da paróquia de Santa Clara em Ponta Delgada.
Originalidade é o que não falta aos responsáveis pela Paróquia de Santa Clara, uma das quatro paróquias citadinas da cidade, que neste Tempo de Advento e em Ano pastoral dedicado à comunicação resolveu improvisar uma coroa do Advento a partir de um computador.
Aliás, recuperando a imagem de um écran de computador, o Boletim entregue a todos os paroquianos intitulado os Segredos do Advento convoca-os a pesquisar, pensar, assimilar, dialogar, guardar e viver e… partilhar na página do facebook “a descoberta e a experiência da vivência dos segredos alcançados”.
Numa linguagem adequada a este tempo de novas tecnologias, em que os computadores fazem parte da vida da maioria dos açorianos, a paróquia de Santa Clara, socorrendo-se dos termos próprios da internet , do facebook e do twitter, faz um convite a todos os paroquianos para partilharem entre si mensagens de Natal, a partir da liturgia.
Nesta primeira semana o desafio é procurar quem são os Profetas, Qual a sua missão e o Que é a Vigilância, propondo para cada dia da semana um valor do Amor, da Amizade, da Esperança, da Alegria, do Perdão e da Fraternidade.
Para a segunda semana, o boletim/computador apela ao aprofundamento da disponibilidade para acolher Jesus nas nossas vidas. E para isso propõe uma semana dedicada a Maria: Quem foi, Qual a sua Missão e o que é a Disponibilidade, invocando a União, a Confiança, a Graça, a Verdade, a Humildade e a Partilha como valores diários.
Na Terceira semana, o apelo vai para João Batista e o tema é a Coragem.
“Queres ao longo desta semana ser corajoso e testemunhares a todos que és cristão?” interpela o boletim/computador para, logo de seguida, apelar ao Desapego, à Paciência, à Justiça, à Benevolência, à Caridade e à Aceitação como valores a testemunhar em cada dia da semana.
Na quarta e última semana, a mais pequena do Advento, antes da “Grande Gala” que é o nascimento de Jesus, a proposta fica para uma reflexão sobre a vida e a missão de São José, numa atitude de aceitação.
A ideia “ é comunicar Jesus e mostrar que na rede podemos ser mais criativos e estar mais próximos uns dos outros”, disse ao Portal da Diocese o pároco de Santa Clara, Pe Norberto Brum.
O melhor mesmo é aprofundar este “segredo” na página do facebook da paróquia de Santa Clara onde só falta colocar um “like” nesta ideia.