D. João Lavrador é apresentado formalmente este domingo

Novo bispo coadjutor de Angra é natural de Coimbra e até agora era Bispo auxiliar da diocese do Porto

No próximo domingo D. António de Sousa Braga apresentará a todos os açorianos o novo Bispo Coadjutor, D. João Lavrador, numa cerimónia que terá lugar na Sé de Angra do Heroísmo, às 18h00, com transmissão direta na RTP Açores.

O novo prelado, que terá direito a suceder a D. António de Sousa Braga quando resignar em março do próximo ano, foi nomeado pelo Papa Francisco no passado dia 29 de setembro.

Na Bula da sua nomeação, o Santo Padre sublinha as “devidas qualidades e perícia nas coisas sagradas” e consequente “idoneidade para desempenhar cargo de tal natureza, segundo o parecer da Congregação dos Bispos” e, por isso, “com a Nossa autoridade suprema, liberto do vínculo da Sede Titular de Luperciana e do referido cargo de Bispo Auxiliar (do Porto), nomeamos-te Bispo Coadjutor de Angra com todos os direitos, faculdades e obrigações pertinentes”.

O papa Francisco prossegue deixando um apelo: “procede de forma que, unido em fraterna caridade ao solícito Pastor de Angra, ali possas dia após dia exercer o teu ministério utilizando ao máximo o bom fogo da caridade, a qual possui a primazia entre as virtudes Cristãs”.

O Sumo Pontífice sublinha que esta nomeação resulta de um pedido “insistente” do Bispo de Angra que “solicitou um Bispo que o ajude no governo da grei a ele confiada, partilhando com ele as fadigas e a autoridade” pelo que ,”julgamos oportuno atribuir-lhe um Bispo Coadjutor”.

A Bula de nomeação de D. João Lavrador será lida no inicio da Eucaristia pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato e depois seguir-se-à a Eucaristia.

No final D. João Lavrador proferirá umas palavras dirigidas a todos os açorianos.

Refira-se que na entrevista que deu ao Sítio Igreja Açores e Agência Ecclesia esta quinta feira, com transmissão no programa 70X7 deste domingo às 10h30 (hora dos Açores), no canal 2 da RTP, o novo prelado açoriano que se encontra no arquipélago desde a passada quarta feira, já disse que vem “com um desejo de aprender” e de “ser um açoriano entre açorianos”.

D. João Lavrador é natural de Mira, no distrito de Coimbra e tem uma vasta experiência pastoral. Será o 39º Bispo de Angra e retoma a tradição dos bispos de angra não serem naturais dos Açores.

Scroll to Top