Prelado estará na ilha entre 8 e 15 de janeiro

Começou esta quarta-feira a primeira visita pastoral do bispo de Angra à ouvidoria da Graciosa, que decorrerá até dia 15 de janeiro

A visita começou com a reunião do Conselho Pastoral de Ilha e Assembleia de Leigos, na Casa do Povo de Guadalupe.

No dia 9, D. João Lavrador esteve na paróquia da Luz visitando de manhã empresas e instituições da sociedade civil. Da parte da tarde visitou a escola do 1º ciclo e o Centro Social e Paroquial e terminou com uma visita aos doentes.

Depois participou numa receção da Comunidade junto à Igreja, seguida de Missa com a celebração do Sacramento do Crisma, tendo jantado  com toda a comunidade.

No dia 10, o prelado deslocou-se à Paróquia de São Mateus onde o programa seguiu, sensivelmente, o mesmo esquema do dia anterior. D. João lavrador almoçou na Santa Casa da Misericórdia. Às 14h00 foi celebrada Missa na Santa Casa da Misericórdia com a administração do Sacramento da Santa Unção. A tarde prosseguiu com a visita a doentes  e à escola do Primeiro ciclo.

Ao final da tarde, às 19h00, o bispo de Angra presidiu à Missa com a celebração de Crismas na Praia.

No dia 11, a deslocação foi para a paróquia da Guadalupe, onde também houve crismas ao final da tarde, embora o dia tivesse terminado com encontros e visitas a doentes.

No dia 12, o prelado ficou na Paróquia da Matriz de Santa Cruz, a principal da ilha, a onde presidiu à eucaristia dominical às 11h00, almoçando uma hora depois com a comunidade da principal localidade da ilha.

Ainda este domingo visitou o curato da Vitória e ao final da tarde regressou à Matriz para celebrar o Sacramento do Crisma.

Amanhã, dia 13, o programa prossegue com a vista à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz e à tarde  com visita a instituições da sociedade civil.

“Sendo a primeira vez que o prelado visita nestes moldes- visita pastoral- a ilha Graciosa, é uma oportunidade para o Senhor Bispo conhecer a realidade e a vivência religiosa na ouvidoria”, adianta o ouvidor, Pe. Júlio Alexandre Rocha.

No dia 14 de janeiro, visitará o Curato da Ribeirinha e à tarde celebra a missa com Sacramento da Confirmação. Nessa noite jantará com a Comissão dos Assuntos Económicos da ouvidoria.

A fechar a visita pastoral, no dia 15, D. João lavrador reúne com o Clero19h00 Reunião com o Clero da Ouvidoria.

A ilha possui quatro paróquias e três curatos e tem atualmente ao seu serviço quatro sacerdotes, sendo o ouvidor o Padre Júlio Rocha que chegou este ano pastoral à ilha.