Pastoral Juvenil de São Miguel prepara Jornada que se realiza a 29 de março e será assinalada com o lançamento de um número especial de um jornal “inteiramente” feito por jovens

A Pastoral Juvenil de São Miguel já arrancou com os trabalhos de preparação do próximo Dia Mundial da Juventude, que se celebra a 29 de Março, domingo de Ramos, que este ano será celebrado na Freguesia de Arrifes, na Ouvidoria de Ponta Delgada, sob o lema “Tocados pela Alegria do Evangelho”.

Segundo uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores, a primeira reunião de trabalho, realizada no passado dia 17, entre a Equipa da Pastoral Juvenil de São Miguel e o Grupo de Jovens dos Arrifes, com o respetivo Pároco, serviu para “definir as linhas orientadoras desta celebração e elaborar-se o respetivo programa, bem como as estratégias de colaboração mútuas”, que têm como finalidade última “envolver os jovens de todas as Paróquias de São Miguel numa dinâmica de celebração e expressão da fé, alegria e testemunho”.

As celebrações decorrerão na Freguesia de Arrifes, no dia 29 de Março entre as 10h e as 19h, “recuperando, de certa forma, o esquema celebrativo tradicional que, nos últimos anos havia sofrido alterações significativas”, avança a nota.

Do programa já definido destaca-se o acolhimento às Ouvidorias e à Ilha no seu todo, a Procissão de Ramos, celebração Eucarística, a “Feira dos Carismas” e a realização do Festival “Jo(gos)vens sem Fronteiras”.

Uma das novidades deste ano é o recurso às tecnologias de comunicação, nomeadamente no uso das Redes Sociais, por forma “a levarmos mais longe a nossa mensagem e a fazermos com que aconteça nas Redes Sociais, naquele dia, uma “explosão” de fé e alegria”, acrescenta os organizadores desta jornada de juventude.

Outra novidade será a publicação e distribuição, naquele dia, em versão impressa e on-line, de um “Jornal” totalmente feito por jovens e para jovens “onde estes falem de si, da sua fé e do seu ser Igreja”.

Durante o dia haverá um festival de “selfies” com frases alusivas ao tema do próprio Dia Mundial da Juventude.

Será realizada, mais uma vez, a “Feira dos Carismas”, este ano totalmente dedicado às Congregações e Comunidades de Vida Apostólica, presentes na nossa ilha.

Em Ano da Vida Religiosa Consagrada, está a ser preparada uma proposta a apresentar à CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal) – São Miguel, no sentido de envolver os consagrados da nossa Ilha nestas celebrações, que começam com uma vigilia, no dia 27, pelas 21h, no Mosteiro de Nossa Senhora das Mercês (Irmãs Clarissas), nas Calhetas.

Por forma a que esta jornada seja “o mais participada possível” está agendada para o dia 31 deste mês, uma Assembleia de responsáveis/animadores de Grupos de Jovens de São Miguel, que decorrerá  no Convento da Esperança entre as 14h00 e as 17h00.

Pretende-se que o Dia Mundial da Juventude “seja um marco importante na vida dos nossos Jovens” e “mais do que um dia de convívio, esperamos que seja um dia de partilha e testemunho, uma grande celebração da fé e da alegria de sermos discípulos de Jesus”, disse ao Sítio Igreja Açores o responsável pela Pastoral Juvenil, Pe Norberto Brum.

“Queremos que a alegria do Evangelho toque no coração e na vida dos nossos jovens e que este dia possa, também, motivar os jovens para uma verdadeira “saída Missionaria” como nos pede o Papa e em todos reacenda e reanime a chama da esperança”, conclui o sacerdote.