Diácono Manuel Castelo morre aos 77 anos de idade

Foi chefe de protocolo na Guest House do presidente dos Estados Unidos da América

Faleceu este domingo no Hospital de Ponta Delgada, o diácono Manuel Gonçalves Castelo, natural da ilha das Flores e residente em São José, Ponta Delgada.

Com 77 anos de idade, o diácono permanente foi encontrado às primeiras horas da manhã muito debilitado tendo sido de imediato socorrido pelo INEM que, no local, tentou manobras de reanimação, transportando-o posteriormente para o hospital onde viria a ser declarado o óbito.

Ordenado diácono permanente pelo bispo de Angra D. António de Sousa Braga, em 2008, Manuel Castelo, era natural do concelho das Lajes das Flores onde nasceu a 30 de Janeiro de 1943. Filho de Francisco Mendonça Castelo e de Luisa Gonçalves Freitas Castelo, Manuel Castelo saíu das Flores, e, na sua juventude esteve vários anos na Congregação dos Paulistas. Depois de sair voluntariamente dessa congregação religiosa seguiu a sua vida normal como leigo católico inserido no mundo, vivendo a maior parte da sua vida nos Estados Unidos da América, onde foi chefe de protocolo na Guest House (residência junto à Casa Branca que acolhe presidentes e personalidades de outros países em visitas oficiais), tendo trabalhado com quatro presidentes norte americanos.

Quando regressou às origens, nas Flores, fez o Curso Superior de Ciências Religiosas à distância, através do ISCRA (Instituto de Ciências Religiosas de Aveiro – ligado à Pontifícia Universidade de Salamanca) tendo sido ordenado no dia 4 de outubro de 2008, na Matriz das Lajes. Serviu a Igreja nas Bretanhas, ilha de S. Miguel.

O seu funeral aguarda a chegada de familiares do continente e dos Estados Unidos da América pelo que só se realizará  na quinta-feira na Igreja de São José, em Ponta Delgada, paróquia onde residia, às 16h00. Na sexta-feira de manhã o corpo seguirá para as Flores onde será sepultado.

Atualmente a diocese de Angra tem seis diáconos permanentes: um nas flores, três na ilha Terceira e dois em São Miguel.

(Noticia atualizada hoje, dia 10 de fevereiro, às 16h30)

Scroll to Top