Equipas de Nossa Senhora realizam retiro anual em Angra

Sessenta casais participaram este fim de semana no retiro anual do Sector Açores Centro das Equipas de Nossa Senhora, que se realizou no Seminário Episcopal de Angra.

Orientado pelo assistente da Equipa de Sector, padre Gregório Rocha, no retiro os casais refletiram sobre o amor conjugal.

O tema do retiro “Amas-me hoje mais do que ontem” permitiu, a partir dos documentos da igreja e da experiência de vida conjugal, refletir sobre a vivência em casal, a disponibilidade para cada um se dar e ser, todos os dias, fermento renovado na relação.

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua proteção.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Em Portugal o movimento existe há mais de 50 anos e encontra-se espalhado pelo continente, pelas ilhas (Madeira e Açores), África do Sul e África lusófona (Angola, Moçambique, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe).

Em Janeiro de 2009 existiam 1.119 equipas totalizando 13.499 membros, 6.276 casais, 237 viúvos e 710 Conselheiros Espirituais.

Nos Açores existem 31 Equipas, 21 na ilha Terceira- Sector Açores Centro- e 10 em São Miguel- Sector Açores Oriental-.

(Com André Furtado)