Diocese de Angra associa-se à recolha de fundos para vítimas da guerra na Ucrânia

Iniciativa decorre em dia de festa diocesana com a celebração do centenário de duas ouvidorias na ilha de São Miguel

No dia em que a diocese de Angra celebra o centenário de criação de duas ouvidorias na ilha de São Miguel, Povoação e Fenais da Vera Cruz, 24 de abril, as coletas das Missas revertem a favor da ajuda humanitária das vítimas da Ucrânia, informa uma nota enviada a toda a diocese pelo Vigário Geral esta quinta feira.

Esta coleta especial anunciada pelo Papa Francisco no passado dia 3 de abril e reafirmada pela Conferência Episcopal Portuguesa apresenta-se como um sinal de paz para o drama que se arrasta neste país desde 2014.

“Penso, em particular, aqui na Europa, no drama de quem sofre as consequências da violência na Ucrânia, dos que ficaram nas terras devastadas pelas hostilidades que já causaram vários milhares de mortos”, referiu.

O Papa disse que o conflito atinge sobretudo “idosos e crianças”, falando em mais de um milhão de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra, “por causa da grave situação que perdura”.

O conflito na Ucrânia arrasta-se desde novembro de 2014, em particular no leste do país, colocando em confronto grupos separatistas pró-russos e as forças de Kiev pelo controlo de território.

Desde a queda de Viktor Ianukovitch, que tinha decidido renunciar a um acordo comercial com a União Europeia, a população da península da Crimeia optou pela secessão com a Ucrânia e outras regiões têm manifestado a mesma pretensão.

O Papa afirmou que acompanha “constantemente” em pensamento e na oração a situação do povo ucraniano, tendo por isso decidido promover um gesto de “ajuda humanitária” em seu favor.

“Este gesto de caridade, para além de aliviar os sofrimentos materiais, quer exprimir a minha proximidade e solidariedade pessoal e a de toda a Igreja em relação à Ucrânia”, explicou.

O resultado desta coleta especial, “não facultativa”  refere o Cónego Hélder Fonseca Mendes, deverá ser entregue ao competente serviço da Diocese que, por sua vez, fará chegar o resultado final à CEP.

Recorde-se que há 100 anos toda a diocese açoriana fez o mesmo gesto a favor do povo da Lituânia que então passava por graves dificuldades.

Além da coincidência, o próximo dia 24 de abril é dia festa na Diocese pela comemoração do centenário da criação das Ouvidorias da Povoação e Fenais de Vera Cruz na ilha de São Miguel.

“É um momento para valorizarmos a Unidade Pastoral que é a Ouvidoria, como lugar de comunhão e partilha de bens espirituais e materiais na Igreja «una, santa, católica e apostólica»”, destaca o Vigário Geral.

Scroll to Top