Escuteiros da Madalena do Pico celebram bodas de prata

Agrupamento 904 anima eucaristia do terceiro dia do novenário em honra de Santa Maria Madalena.

O Agrupamento 904 de Santa Maria Madalena (CNE), ilha do Pico,  acaba de celebrar as bodas de prata numa eucaristia de ação de graças presidida por um dos seus fundadores, Pe Raimundo Bulcão, pároco da Madalena durante 30 anos.

 

A festa dos escuteiros foi integrada no terceiro dia do novenário em Honra de Santa Maria Madalena que antecede as solenidades do próximo fim de semana e que culminam com a missa solene em honra da padroeira deste concelho da ilha do Pico, nos Açores, no dia 22 de julho, feriado municipal.

 

A missa desta quarta feira, concelebrada pelos Padres Raimundo Bulcão, Marco Martinho (Pároco da Madalena e assistente espiritual do Agrupamento 904) e José  Júlio Rocha (pregador do Novenário) contou com a animação especial dos escuteiros do CNEque deram um colorido diferente à celebração com as suas músicas e canticos,  participados por muitos dos presentes. O serviço de leituras e ofertório também esteve a cargo dos escuteiros.

 

No início da celebração, o Pe. Raimundo Bulcão, que deixou a paróquia da Madalena há 18 anos, agradeceu a possibilidade de estar presente nesta solenidade e lembrou a criação do agrupamento 904, na qual participou há 25 anos.

 

 

O sacerdote apelou ao espirito “entusiasta e de responsabilidade” que preside ao movimento escutista e sublinhou a “importância e atualidade” dos valores proclamados por Baden Powell nos dias de hoje.

 

A “partilha” e a “solidariedade”, valores essenciais da vida cristã e que os escuteiros “assimilaram” devem “ser uma prática quotidiana, não os deixem morrer”, frisou o Pe Raimundo Bulcão.

 

 

Na pregação do dia o Pe. José Júlio Rocha começou por fazer uma saudação aos escuteiros pelas bodas de prata e invocou a memória de  Monsenhor José de Lima do Amaral Mendonça, seu diretor espiritual durante 20 anos, um picoense “que marcou e influenciou de uma forma determinante” a sua vida enquanto padre.

 

 

Partindo do tema essencial do novenário- Maria Madalena, Testemunha da Alegria do Evangelho- o pregador convidado para as primeiras festas de verão da ilha do Pico, abordou o magistério da bondade, sublinhando os valores da vida cristã como uma maneira singular e profética de habitar o mundo de hoje.

 

 

No final da eucaristia, houve ainda tempo para o Pe Marco Martinho, anfitreão religioso destas festas, saudar de uma forma especial o aniversário do Agrupamento 904 de que é o assistente espiritual.

Bolo comemorativo de aniversário
Scroll to Top