Paróquia de Ponta Delgada convidou três congregações a apresentarem o seu carisma

A Paróquia de São José em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, vai promover em parceria com as três congregações residentes na freguesia, uma “Feira de Carismas”, entre outubro e novembro deste ano.

A iniciativa que se insere nas actividades programadas para assinalar o Ano da Vida Consagrada que se está a celebrar até fevereiro de 2016, envolverá três congregações: Irmãs de São José de Cluny; Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor e Religiosas de Maria Imaculada, num total de 18 religiosas.

“O nosso objetivo é dar conhecer o carisma destas congregações que trabalham na nossa paróquia, estabelecendo um momento concreto para um contacto com a comunidade seja através de testemunhos seja através de publicações”, disse ao Sítio Igreja Açores o pároco, Pe Duarte Melo.

O evento realizar-se-á num domingo, em data a agendar nos dois meses referidos e as religiosas são convidadas a ter um expositor com livros, desdobráveis, videos entre outros, que estarão expostos à entrada da Igreja e, nesse dia, serão as principais “animadoras” da Eucaristia.

“Este desafio foi-nos lançado pelo Pe Duarte Melo logo no inicio do ano mas, como tem havido imensas actividades, programamos esta um pouco mais para o fim do ano, na abertura do novo ano pastoral diocesano”, disse ao Sítio Igreja Açores a Superiora das irmãs de São José de Cluny.

“Temos participado em várias atividades e isso tem sido muito positivo”, acrescentou a religiosa  Ermelinda Matos que encara esta “oportunidade como um momento de nos darmos a conhecer e de partilharmos a nossa vivência com a comunidade de São José”.

Estas Congregações desempenham um papel de relevo na comunidade paroquial, nomeadamente na catequese, no ensino, na Eucaristia como leitoras e ministras extraordinárias da comunhão, na assistência a mulheres, crianças e jovens em risco, ou no acompanhamento a famílias problemáticas do ponto de vista social.