Vila recebe festejos entre 2 e 8 de junho

A vila da Povoação recebe a partir desta terça feira a Festa do Corpo de Deus que além de ser uma celebração paroquial coincide com o feriado municipal.

“Temos procurado que esta festa se transforme numa festa de ouvidoria e por isso a partir de terça feira e depois no dia de Corpo de Deus, durante a procissão, as comunidades paroquiais são convidadas a participar”, disse ao Sítio Igreja Açores o pároco da paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus, Pe João Ponte.

O pregador convidado é o Pe Paulo Silva, das Angústias, do Faial que pregará o tríduo preparatório das festas que se realiza entre 2 e 4 de junho e assegurará também as pregações do dia da festa, desde a Eucaristia solene ao sermão da Procissão de Corpo de Deus, momento alto destas festas que conta com a participação de todas as comunidades paroquiais da ouvidoria que se fazem acompanhar da sua cruz paroquial, integrando o cortejo.

Este ano haverá também uma novidade, no sábado, dedicado à juventude e centrada na Adoração Eucarística.

“Estamos a procurar fazer um trabalho mais profundo com a juventude da nossa ouvidoria e por isso achámos que era altura de lhes darmos mais protagonismo dedicando-lhes um dia” sublinha o Pe João Ponte que adianta que o convite, além dos grupos de jovens da ouvidoria, foi extensivo a outros grupos da ilha estando já assegurada a presença de jovens das ouvidorias da Lagoa e de Fenais da Vera Cruz.

A festa não tem um tema especifico mas “seguiremos de perto a Exortação Apostólica do Papa Francisco”, disse ainda o sacerdote.

O tríduo preparatório começa amanhã, terça feira e prolonga-se até quinta feira, com adoração às 19h00, seguida da celebração da Eucaristia às 20h00, na igreja Matriz da Povoação. No `sábado a adoração começa às 9h00 e prolonga-se até às 19h00. Todos os dias haverá um programa social a acompanhar a parte religiosa, com destaque para os concertos das filarmónicas e Tuna Académica da universidade dos Açores.