Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres apresenta “Via Lucis da Esperança”, “um musical de jovens para jovens”

“Trata-se de os chamar também à celebração da mesma fé”, destacou o reitor Manuel Carlos Alves, sobre a participação dos jovens

 

A festa do  Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada , este ano vai contar com uma novidade: a apresentação de um musical original para jovens, mas aberto a toda a comunidade, no Forte de São Brás, dia 29, às 21h00.

“Nós temos um Evangelho para partilhar com todos, e todas as iniciativas que significam partilha são importantes e são relevantes. Não se trata de procurar cativar, trata-se de os chamar também à celebração da mesma fé, numa perspetiva de juntos construirmos um futuro melhor”, disse o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na apresentação das festas e desta iniciativa do Jubileu Diocesano.

A ‘Via Lucis da Esperança’ é um musical que envolve cerca de 80 pessoas que vão apresentar os 14 quadros da ressurreição de Jesus, no interior do Forte de São Brás, no dia 29 de maio (quinta-feira), pelas 20h30 locais, aberto ao público em geral, no encerramento das festas.

“A Via Lucis vai ser um musical de jovens para jovens, e jovens de todas as idades. A maioria são jovens na faixa etária jovem, mas teremos jovens um pouco menos jovens”, destacou Ana Paula Andrade, diretora artística deste projeto, no Convento da Esperança.

“Acho que será uma belíssima homenagem ao Papa Francisco, que era um grande defensor da juventude e da esperança na juventude, e este vai ser um momento que eu espero que seja um dos grandes momentos em que a juventude possa realmente, através da música e da mensagem do Evangelho, mostrar a sua esperança.”

A ‘Via Lucis da Esperança’ nasceu de um texto escrito pelo padre José Júlio Rocha, vigário episcopal para o Clero, “muito bonito, muito inspirador”, e Ana Paula Andrade fez o guião para o musical e os 14 quadros, adiantou, que têm “a mesma configuração, uma parte de reflexão, a parte litúrgica e a parte do coro final”.

O texto original desta Via-lucis da Esperança- Musical foi escrito pelo padre José Júlio Rocha, Vigário Episcopal para o Clero, que a partir dos problemas do mundo de hoje, que afectam os jovens em particular como a doença mental, as dependências, a falta de trabalho, a insularidade e a solidão, a falta de amor, as redes sociais, entre outros, propõe um caminho orante através da música composta de forma inédita por Ana Paula Andrade. Para além da música, interpretada por cantores de várias paróquias de São Miguel e alguns da ilha Terceira, haverá  ainda dança, envolvendo a Escola de Dança Estúdio 13 de Ponta Delgada, bem como a presença de músicos instrumentistas, sobretudo alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Os cenários feitos digitalmente estão a ser desenvolvidos por alunos da disciplina de artes, coordenados pela professora Alexandra Batista. A Direção Musical está a cargo de  Miguel Batista. A encenação é de Carmen Subica, Carina Andrade e João Ponte.

Via-Lucis é uma prática de oração e devoção que, como a Via-Crucis, acompanha os momentos da vida de Cristo, mas focando-se na sua ressurreição e aparições aos discípulosÉ uma jornada espiritual que nos leva a contemplar a luz e o poder de Cristo ressuscitado. 

 

Scroll to Top