Festa no Santuário da Conceição entre 29 de novembro e 8 de dezembro

Padres Igor Oliveira, Gregório Rocha e Francisco Sales Dinis serão os pregadores da novena

O novenário de preparação da festa de Nossa Senhora da Conceição, no Santuário da Conceição, vai ser pregado por três sacerdotes da ilha Terceira, a partir desta terça-feira, dia 29 de novembro: padre Igor Oliveira, padre Gregório Rocha e padre Francisco Sales Dinis.

A festa, que acaba por envolver toda a ilha, até porque o santuário é diocesano, tem um programa vasto que se reparte entre uma iniciativa de natureza mais cultural- uma feira do livro e do artesanato- e várias celebrações litúrgicas ao longo de 10 dias. As duas feiras constituem a principal novidade da festa deste ano e decorrem entre amanhã e dia 6 de dezembro, entre as 17h30 e as 19h30. Às 20h00, de amanhã até dia 6, é celebrada a missa precedida de confissões, às 18h30 e de terço, às 19h30.

No dia 3 de dezembro realiza-se uma Vigília com as Equipas de Nossa Senhora, com início às 21h00.

No dia 4, haverá a bênção das Grávidas em celebração especial pela vida nascente.

No dia 7 de dezembro às 11h00 e às 13h30 serão celebradas como é hábito, as missas com a Escola Jerónimo Emiliano de Andrade e com os funcionários públicos, respetivamente.

No dia 8, dia da solenidade da Imaculada Conceição serão celebradas 7 missas: às 8h00, 9h00 e 19h30, com Batismos; às 12h00 com promessas de escuteiros; às 14h00 a missa com os mensageiros do Movimento da Mensagem de Fátima e Cursilhos de Cristandade; às 17h00 com os irmãos terceiros franciscanos e às 19h00 com a Confraria de Nossa Senhora da Conceição. Esta missa terá transmissão em direto na Vitec Azores.

Nas festas participam o Coro da Confraria da Nossa Senhora da Conceição que anima duas celebrações (a primeira e a última), o Coro da Paróquia que, desde setembro, se tem vindo a preparar, sob a batuta do Pároco, padre Ricardo Henriques, e no dia 2, o Coro Tibério Franco, da Terra-chã.

O culto de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos em Angra do Heroísmo. A primeira igreja de Angra que lhe é dedicada é mandada construir em 1470, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o sismo de 1980 haveria de destruir.

Com a reabertura do templo reconstruído, no momento em que se celebrava o Ano Episcopal Mariano, o pedido de elevação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Santuário Mariano foi feito nesse mesmo ano de 1987 pelo pároco da altura, Pe Adão Teixeira, benesse que foi concedida ainda no mesmo ano pelo Bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro.

Desde então é um importante santuário de peregrinação na ilha Terceira, tendo sido seus reitores os Padres Adão Teixeira, João Maria Mendes, Jorge Mendonça, Francisco Dolores e agora o padre Ricardo Henriques, que in solidum com o padre António Henrique Pereira gere também a paróquia.

De referir, que foi aqui que se realizou o primeiro Encontro de Santuários Marianos Portugueses, em Novembro de 2003, altura em que renasceu a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, criada em Dezembro de 1717, mas que no início do Século XX haveria de perder importância.

(Noticia corrigida dia 29, às 11h00)

Scroll to Top