Bênção das grávidas na missa solene da festa será uma das novidades

A Missa solene das festas em honra de Nossa Senhora da Luz, nos Fenais, na ilha de São Miguel, no próximo dia 9 de setembro, às 12h00, incluirá a bênção das mães grávidas, cumprindo uma tradição antiga das mães pedirem protecção à Senhora da Luz durante a sua gravidez e um parto feliz.

Este será um dos momentos altos da festa em honra da padroeira destra paróquia da ouvidoria das Capelas, na Costa Norte de São Miguel, que já começou no passado domingo e que se prolonga até dia 11 de setembro, com um programa religioso e cultural muito significativo.

A procissão sairá no domingo às 17h30, acompanhada por quatro bandas filarmónicas, uma das quais vinda de Aldeia Grande (Torres Vedras), num intercâmbio cultural.

Na próxima quarta-feira, dia 5, será celebrada a Eucaristia do Emigrante, com uma recepção na Junta de Freguesia, em homenagem pelo seu contributo para o restauro da Igreja, refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo pároco, Pe. Ricardo Tavares.

No sábado, dia 8, às 12h00, prestarão homenagem a Nossa Senhora da Luz os motards, os carros, os táxis, os clubes, as associações e os empresários da freguesia, e quem quiser juntar-se à cerimónia de bênção. Neste dia será celebrada a Natividade da Virgem Santa Maria, com a Profissão de Fé.

Na terça-feira encerrará a festa a aparição da imponente imagem de Nossa Senhora da Luz, com uma Celebração da Luz e fogo de artifício.

As festas da padroeira dos Fenais da Luz, freguesia com mais de 500 anos, serão recheadas de eventos culturais: passeio de bicicletas, torneio de pesca, o maior Bazar dos Açores, a tenda Brinkarte, a exposição “Saberes” (Idosos da Casa do Povo e do Centro Social e Cultural), o cortejo alegórico de oferendas, arrematações, os Grupos Musicais “Bora Lá Tocar” e “Nova Era”, cantigas ao desafio, concertos filarmónicos, Filipe Frazão & amigos, e, sobretudo para os mais jovens, o famoso artista musical PLAY.

Festival Gastronómico

Os Fenais da Luz são conhecidos pela sua deliciosa comida e doçaria. Durante todos os dias os fenaenses confeccionarão pratos típicos da freguesia, que os visitantes poderão degustar em tendas, barracas e tascas: quinta-feira, Prova de Sopas (21 variedades); sexta-feira, noite do chicharro; sábado, noite da carne guisada; domingo, petiscos variados; segunda-feira, feijoadas de carne e de marisco, e dobrada; terça-feira, torresmos, molho de fígado, brancos, debulho e pé de torresmo. Todos os dias haverá, na Loja, venda de malassadas, licores, compotas e doces diversos.

O programa está disponível no Facebook, na página da Paróquia: Igreja de Nossa Senhora da Luz: https://www.facebook.com/IgrejaDeNossaSraDaLuz/