Santuários açorianos querem articular iniciativas

O I Encontro de Reitores dos Santuários Diocesanos, que se realiza dia 23 de maio, em Ponta Delgada pretende ser uma oportunidade para discutir e preparar uma caminhada conjunta no âmbito da acção dos santuários diocesanos.

O encontro inédito realiza-se no âmbito das comemorações dos 60 anos do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres mas há muito que já vinha sendo pensado, avançou ao Igreja Açores o vice-reitor, Cónego José Medeiros Constância.

“Há muito que sentimos necessidade de fazermos uma caminhada conjunta, partilhando experiências, refletindo sobre os problemas e as necessidades dos santuários”, afirmou o sacerdote lembrando que a nível nacional já existe uma Associação que reúne os vários Santuários e nos Açores esta lacuna também tem de ser ultrapassada.

O encontro será presido pelo bispo de Angra e contará com a presença dos reitores dos santuários diocesanos do Senhor Santo Cristo, Cónego Adriano Borges; do Senhor Bom Jesus, do Pico, Pe. Marco Martinho; de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, ilha Terceira, Pe. João Pires; Santos Cristo da Caldeira, em São Jorge, Pe. Manuel das Matas e Nossa Senhora da Conceição, Cónego Francisco Dolores.

Da agenda constam vários temas nomeadamente a forma como os santuários podem articular-se com as orientações diocesanas de pastoral, como deve ser feito o acolhimento pelos santuários, de que forma devem comunicar, que pastoral litúrgica devem desenvolver e que lugar deve ter a ação sócio-caritativa., entre outros.

A reunião dos reitores precede o inicio das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres que se iniciam sexta feira, dia 24 com a inauguração das luzes. Os dias 25 e 26 serão os dias principais da festa com as duas procissões: a da mudança e a procissão solene.