“Ser Feliz é Ser Santo” é lema que mobiliza catequese, disciplina de EMRC e Escolas Católicas

A Igreja Católica em Portugal promove a Semana Nacional da Educação Cristã, este ano sobre o tema “Ser Feliz é Ser Santo”.

Num documento de apresentação do tema, a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) desafia  “pais, avós, professores, catequistas, sacerdotes, diáconos e todos os educadores cristãos” a serem “testemunhas da santidade e da consequente alegria com que se entregam aos educandos que lhes são confiados”.

“É este desafio do Papa Francisco que queremos lançar na Semana Nacional da Educação Cristã de 2018: de modo muito especial, aos pais, avós, professores, catequistas, sacerdotes, diáconos e todos os educadores cristãos. Um convite a serem, no mundo, testemunhas da santidade e da consequente alegria com que se entregam aos educandos que lhes são confiados”, escreve a CEECDF.

Na Nota Pastoral para a Semana Nacional da Educação Cristã, a Comissão Episcopal afirma que “a santificação é um caminho comunitário” e indica que, “partir de Cristo, da intimidade do seu amor, para agir na sociedade, é santificar-se e santificar o mundo”.

“É preciso sair de nós para vermos a felicidade entrar em nós. Era a compaixão de Jesus que o impelia a sair de Si mesmo a fim de anunciar o caminho da felicidade, curando e libertando as pessoas de todo o mal”, escreve a CEECDF.

A Semana Nacional da Educação Cristã é assinalada entre os dias 19 e 28 de outubro, com atividades sobretudo na catequese, na disciplina de EMRC e nas Escolas Católicas.

A nota realça que o Papa Francisco, na exortação ‘Gaudete et Exsultate’ (Alegrai-vos e Exultai), propõe o modelo cristão de felicidade “como alternativa ao da sociedade consumista e egoísta”.

A Igreja Católica em Portugal lembra que “não basta estar conectados”, mas que é necessário que a ligação “seja acompanhada pelo encontro verdadeiro, como um meio para viver a caridade com os outros”.

“Uma cultura que se apodera das novas tecnologias, das redes sociais, que tanto bem podem fazer (informação fidedigna, comunhão entre as pessoas, crescimento e aprimoramento do saber), mas que, por sua vez, comporta muitos riscos”, refere o documento.

Do programa da Semana Nacional da Educação Cristã deste ano destaca-se a quarta Peregrinação Nacional das Escolas Católicas a Fátima, que decorreu no dia 19 de outubro, e as Jornadas Nacionais de Catequistas, de 26 a 28 deste mês, também em Fátima.

A Eucaristia de encerramento, no dia 28 de outubro, vai ser presidida por D. Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, a partir das 11h00, na igreja do Seminário de Penafirme, na Póvoa de Penafirme, A-dos-Cunhados, com transmissão pela Rádio Renascença e pela TVI.

Esta segunda-feira, o programa Ecclesia, com emissão na RTP2 a partir das 15h00, analisa o tema da Semana Nacional da Educação Cristã com o contributo de colaboradores do setor da educação cristã a nível nacional, diocesano e paroquial.

(Com Ecclesia)