Iniciativa conta com uma palestra do teólogo Juan Ambrosio, no dia 15 de maio no Teatro Ribeiragrandense, aberta ao público em geral

O dia Internacional da família, que se assinala esta terça feira, dia 15 de maio, vai ser organizado na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, com uma Palestra e Colóquio no Teatro Ribeiragrandense pelas 20h00 sobre   Construir o futuro . Desafios e oportunidades – uma reflexão no contexto de dois sínodos : a Família e os Jovens,  proferida pelo teólogo Juan Ambrósio, professor na Universidade Católica do Porto.

Assistente da Faculdade de Teologia da UCP, é Mestre em Teologia Sistemática e tem a profissionalização em Educação Moral e Religiosa Católica pela Faculdade de Teologia da UCP.  Juan Ambrósio leciona especialmente Didática Específica da Educação Moral e Religiosa Católica e supervisiona a elaboração de Relatórios e da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Ciências Religiosas. Leciona, também  Antropologia e Teologia da Família no Mestrado em Ciências da Família da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e, leciona, também, “Ética e Responsabilidade Social da Comunicação” no Instituto Superior de Economia e Gestão.

Esta palestra insere-se na celebração da Semana da Vida, que a Igreja diocesana  dos Açores, acompanhando a igreja nacional,  está a dedicar ao tema da eutanásia, procurando promover um debate “sereno” sobre o tema, apresentando a sua posição à sociedade.

“Será um momento de diálogo sereno sobre a eutanásia em que todas as ouvidorias  possam refletir sobre a importância da vida em todas as suas dimensões, se possa rezar pela vida e se possam tomar iniciativas a favor da vida” referiu ao Igreja Açores o assistente diocesano da pastoral familiar, cónego José Medeiros Constância.

O assistente do Secretariado Diocesano acaba de enviar uma carta a todos os sacerdotes e movimentos relacionados com a Família para que possam preparar a celebração desta semana da melhor forma possível a partir de uma mobilização generalizada.

Na carta enviada a toda a diocese de Angra, o assistente diocesano Cónego José Medeiros Constância lembra que até ao final do ano pastoral, o Secretariado Diocesano está apostado em “Aplicar o Sínodo da Família e preparar o dos Jovens da Diocese”; a “consolidar as Equipas da Pastoral Familiar das Ouvidorias e os «casais de ligação” na rede territorial e  a contribuir para fomentar a ligação entre os vários movimentos, nomeadamente, na “preparação pré-matrimonial, casais novos e casais em situações especiais”.

A iniciativa vai decorrer de 13 a 20 de maio, lançando a questão ‘Eutanásia… O que está em jogo?’.

As propostas da Comissão Episcopal do Laicado e Família, através do seu Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) partem de um alerta do Papa Francisco, sobre as “novas interrogações” relativas ao “sentido da vida humana”.

“Voltamos à problemática da Eutanásia, que envolve a ética, a medicina, o direito, a filosofia, a religião… e onde se ‘misturam’ experiências pessoais e familiares”, refere o guião da celebração, preparado pelo DNPF.

Os responsáveis pela iniciativa consideraram importante retomar o documento publicado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2016, ‘Eutanásia: o que está em jogo? Contributos para um diálogo sereno e humanizador’, a fim de “aprofundar o que está em causa, distinguir conceitos, conhecer mais claramente o que a Igreja defende e propõe”.

“Também para nos deixarmos questionar por uma e outra posição, e testemunhar Aquele que pode libertar-nos, oferecendo-nos uma Luz que nos descubra a nós mesmos um sentido capaz de tornar boa a nossa vida e digna de ser vivida”, pode ler-se, no texto de apresentação da iniciativa anual.

O guião, disponível no sítio online leigos.pt/, foi preparado para promover momentos pessoais e comuns de reflexão, interioridade e partilha com sugestões para a Eucaristia e a meditação dos Mistérios do Rosário.

“A nossa vida vem de Deus e é chamada a elevar-se eternamente, em Deus, com os sinais/chagas de todas as dores e todas as mortes”, assinala o DNPF.

Cartaz semana da vida

SEMANA VIDA FOLHETO exterior

SEMANA VIDA FOLHETO interior