Encontro formativo será orientado pelo vice reitor do Seminário Episcopal de Angra

Começa esta quarta feira a II edição das Jornadas Culturais da Ribeira Grande sobre “A Liturgia ao serviço da Missão”, organizadas pela ouvidoria da cidade da costa norte da ilha de São miguel, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

As jornadas que se organizam entre hoje e sexta feira, em  horário pós-laboral, a partir das 20h00, no salão paroquial da Matriz de Ribeira Grande, “procuram ir ao encontro das necessidades formativas das comunidades cristãs da ouvidoria”, informa a nota.

Durante as jornadas, que constituem “um momento de formação liturgica”, vai ser promovida uma reflexão sobre o  papel da música e do canto na aproximação com o Sagrado e sua importância na oração cristã e um encontro de partilha bíblica sobre o evangelho de Marcos.

Os encontros serão orientados pelo cónego Padre Ricardo Henriques, vice-reitor e professor de Música e Sagrada Escritura do Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo.

“A missão da Igreja acarreta, naturalmente, uma natureza evangélica e caritativa. Fazer o mesmo que o Mestre deve ser uma preocupação constante da Igreja”, sublinha a nota da ouvidoria. Objectivos que devem ser acompanhados de “uma reflexão e conversão interiores”.

Deste modo, a segunda edição das jornadas “proporciona, neste tempo quaresmal, a criação de um espaço favorável para um encontro pessoal do crente com o seu papel de testemunha e/ou vocação missionária, desde dentro, enquanto membro da família cristã, isto é, a partir da sua atitude orante, da sua capacidade de louvor e de anunciador através das sua obras…fazendo o bem”, destaca a nota da ouvidoria enfatizando “a importância de fazer”, pois “tal como Jesus não se contentou em falar do bem, é preciso fazer o bem e,  encorajar os outros a praticá-lo”, conclui.