Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita ouvidoria do Pico

Imagem da Virgem fica de 11 até dia 14 e percorre as três igrejas matrizes

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima experimenta esta quinta feira, pela primeira vez, a passagem de barco para o Pico, como fazem centenas de pessoas diariamente, quando se deslocam durante todo o ano, entre o Faial e a ilha montanha.

Durante três dias a imagem da virgem peregrina visitará a ilha, percorrendo as três igrejas matrizes- Lajes, São Roque e Madalena- e permanecerá no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, igreja jubilar da ilha do Pico.

“Trata-se de uma opção do conselho pastoral do Pico que preparou ao programa da visita, tendo ficado estabelecido que a Imagem visitará nos dias de chegada e de partida as matrizes das três vilas picoenses, permanecendo nos outros dois dias no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus, centro de fé, devoção e espiritualidade de toda a Ilha e Igreja Jubilar do Pico neste ano Santo da Misericórdia”, disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor eclesiástico da ilha.

O acolhimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, será feito às 18h00 desta quinta feira 11 de Fevereiro, na praça fronteiriça à Gare Marítima João Quaresma.

À sua chegada a Imagem de Nossa Senhora será saudada pelas Filarmónicas Lira Madalense e União e Progresso Madalense, seguindo-se uma procissão de velas para a Igreja Matriz da Madalena, que seguirá pela frente marítima junto aos estaleiros navais e percorrendo toda a Avenida Machado Serpa, desde o Estádio Municipal ao Largo Cardeal Costa Nunes. Na Igreja Matriz da Madalena será celebrada a Missa de abertura desta visita presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. João Lavrador, Bispo Coadjutor de Angra, que acompanhará a visita da Imagem Peregrina à Ilha do Pico. Terminada a celebração a Imagem Peregrina seguirá em cortejo automóvel para o Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus, onde no Largo do Passo será saudada pela Filarmónica Lira de São Mateus, seguindo-se uma procissão de Velas para o Santuário, onde a Imagem permanecerá até ao Domingo, 14 de Fevereiro, conforme o programa que segue em anexo. Durante estes dias o Santuário abrirá às 7h30 e encerrará à meia noite.

A tarde de sexta-feira, 12 de Fevereiro, será dedicada aos doentes e idosos de toda a Ilha do Pico com a celebração da Via Sacra, adoração Eucarística, confissões, recitação do terço e Missa com a celebração do Sacramento da Unção dos Doentes. A noite será dedicada às famílias com uma vigília de oração.

A manhã do sábado, 13 de Fevereiro, será dedicada às crianças, escuteiros, jovens da Ilha e a tarde aos acólitos e a todos os fiéis numa grande celebração Eucarística, pelas 17 horas, a única Missa que nesse dia se realizará em toda ilha.

Na noite de sábado haverá uma Cantata a Nossa Senhora pelo Grupo Coral das Lajes do Pico e lançamento do livro: “Maria na música, na constante da História Açoriana”, do Maestro Manuel Emílio Porto.

Domingo, 14 de Fevereiro, a Imagem Peregrina sairá para a Vila das Lajes em cortejo automóvel, onde pelas 10 horas haverá a receção no Largo do Cruzeiro com a saudação da Filarmónica Liberdade Lajense e uma procissão até à Igreja Matriz, onde haverá Missa. Pelas 12 horas a Imagem Peregrina seguirá para a Vila de São Roque em cortejo automóvel pela Estrada Regional. Às 13h30 será acolhida no Largo da Igreja Matriz de São Roque e saudada pelas Filarmónicas União Artista de São Roque, Liberdade do Cais do Pico, Recreio União Prainhense e Recreio Santamarense. Pelas 15h00 será celebrada a Missa de encerramento na Igreja Matriz de São Roque presidida por D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra e pelas 16h30 haverá uma procissão de Velas da Igreja Matriz de São Roque para o Porto do Cais do Pico, onde pelas 18h40 a Imagem Peregrina seguirá por via marítima para a Ilha de São Jorge.

“Todos os picoenses estão convidados nestes dias, para receber e acolher a Imagem da Mãe do Céu que nos visita como sol nascente”., disse ainda o Pe Marco Martinho que sublinha esta visita num contexto em que se celebra o ano Santo da Misericórdia.

“Nossa Senhora é para nós um exemplo e esta imagem vem recordar-nos quão presente ela está de nós”, acrescentou.

“Espero que esta visita proporcione dias de encontro com a Mãe que nos apresenta seu filho, Jesus, e que consigamos aproveitar este tempo como um tempo de encontro connosco próprios e com os irmãos”, adiantou ainda o Pe Marco Martinho frisando que “só amamos verdadeiramente Deus se amarmos os nossos irmãos”.

 

 

 

 

Scroll to Top