Iniciativa decorre até sábado no Santuário do Bom Jesus, em Braga

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) promove entre hoje e sábado as suas jornadas anuais, tendo presente o binómio Igreja-Turismo, na Colunata de eventos do Santuário do Bom Jesus, Braga.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o diretor da ONPT explica que os conteúdos temáticos do encontro são três: “Igreja e Turismo”; “Património Religioso e Turismo” e “Operadores Turísticos e Peregrinações”, divididos em quatro mesas e uma conferência.

Nas mesas-redondas destacam-se nomes como o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, o diretor do secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, José Carlos Seabra Pereira, o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.

Do programa constam também um workshop sobre como organizar uma peregrinação, na tarde do dia 30 de outubro, e uma visita guiada ao Bom Jesus, ao Santuário do Sameiro e ao Mosteiro de Tibães, no sábado, dia 31.

Depois é apresentada a conferência “Secularização do património religioso” pelo presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, o teólogo João Duque.

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo é um organismo dependente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humano e as jornadas são “abertas a todos os interessados”.

As Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo realizam-se na Colunata de eventos do Santuário do Bom Jesus.

CR/Ecclesia