Peregrinações de toda a ilha fazem deste lugar pequeno o ponto de encontro da fé no verão

A Ouvidoria das Flores assinala a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora com a festividade em honra de Nossa Senhora dos Milagres, na freguesia do Lajedo.

Trata-se de um dos aglomerados mais pequenos da ilha,  que recebe por estes dias uma das festas “com maior destaque” no contexto das festas de verão que ocorrem na ilha mais ocidental da Europa, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açoes, sublinhando as diversas peregrinações, provenientes de toda a ilha, feitas a pé “de modo informal”.

A solenidade está a ser preparada com um tríduo preparatório onde se incluem, além da celebração da Eucaristia, as confissões e a recitação do terço.

No dia da festa, sábado, há duas eucaristias, uma pelos peregrinos (8h00) e outra pelos emigrantes que nesta altura visitam a sua terra natal (11h00). Pelas 16h30 ocorre a concelebração solene, seguindo-se a procissão pelas artérias da localidade.

Neste dia “é tal a afluência de fiéis” que “só são celebradas outras eucaristias nas duas vilas da ilha”, sendo que a maioria da população se desloca ao Lajedo.

No mesmo dia, iniciam-se as celebrações em honra de Nossa Senhora do Pilar e de São Roque, na freguesia dos Cedros, na costa leste da ilha.

No dia 15 há a possibilidade de celebrar o sacramento da reconciliação, seguindo-se a Eucaristia e o arraial.

No domingo, além da recitação do terço haverá, pelas 18h00, a celebração solene da eucaristia, evocando Nossa Senhora do Pilar, padroeira da comunidade. Segue-se a tradicional procissão.

Além do clero da ilha, nestas e noutras festividades participam sacerdotes que aqui estão de férias e que durante o ano se encontram em trabalhos pastorais noutras comunidades, sendo habitual que sejam convidados para o serviço da palavra, como é o caso dos padres José Alcindo Armas, Ricardo Henriques e  Jaime Silveira, estes dois últimos professores do Seminário Episcopal de Angra e párocos em duas paróquias da ilha Terceira.

 

(com a colaboração de Jacob Vasconcelos)