LIAM recebe visita de Animador missionário

O objetivo é contribuir para o fortalecimento dos núcleos açorianos de missão.

A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) nos Açores recebe a partir de hoje e até meados de março a visita do animador missionário, Pe. Eduardo Osório.

 

A atividade missionária da LIAM, inspira-se no lema “a missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e nova motivação. É dando a fé que ela se fortalece”, conforme disse o Beato João Paulo II.

 

Dentro deste espírito, a LIAM anima grupos missionários nas paróquias, promove cursos e encontros de formação missionária, retiros de espiritualidade, campanhas de ajuda material e espiritual em favor da atividade missionária, dias, semanas e jornadas de animação missionária.

 

É neste contexto que recebe anualmente a visitação de sacerdotes missionários como é o caso do Pe Eduardo Osório.

 

As ações nos Açores começam esta terça feira na ilha Graciosa onde está a ser desenvolvido um trabalho missionário com os grupos de catequese da vila de Santa Cruz, estando agendado para esta noite um encontro com os dirigentes de núcleo.

 

Para amanhã, quarta feira, está agendado o encontro do Animador com os alunos da escola básica e secundária da Graciosa. Os utentes do Lar de Idosos do Santo Cristo, em Santa Cruz, receberão a visita do missionário durante a tarde encerrando o  encontro com uma celebração eucarística.

 

A manhã de quinta-feira, último dia da presença do Padre espiritano na ilha Graciosa, estará preenchida com uma nova visita à Escola de Santa Cruz.

 

Na tarde do dia 13 o Animador missionário regressa à Terceira, para  prosseguir o trabalho já iniciado na ilha.

 

Eduardo Osório vai reunir-se na ilha Terceira, de 13 a 18 de março, com os núcleos missionários da Vila Nova, Angra, Ribeirinha, Doze Ribeiras, Porto Judeu, Cinco Ribeiras e Santa Bárbara, tendo já decorrido ontem o encontro com o núcleo da LIAM da Praia da Vitória que terminou com celebração eucarística na Matriz da Praia.

 

Estão, ainda, previstos encontros com diversas turmas dos alunos da Pré, e do 1.º ao 8.º anos da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo e a visita ao Centro de dia de S. Sebastião.

 

O Animador missionário dirigirá o retiro destinado a todos os liamistas na Casa das Obras Católicas, em Angra, no próximo sábado, encerrando com missa na Catedral às 18h00.

 

Dos vários trabalhos de animação missionária destaca-se o encontro com o Núcleo coordenador da Terceira a decorrer na tarde do dia 18.

O Animador missionário celebrará, também, uma eucaristia no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Angra no próximo dia 14 pelas 18h30; na Catedral, no dia 15 pelas 18h; nas Doze Ribeiras no dia 16 pelas 13h30; no Porto Judeu no dia 17 pelas 19h30 e, no dia 18, nas Cinco Ribeiras às 18h e às 19h45 em Santa Bárbara.

 

O sacerdote espiritano desloca-se a partir do próximo dia 19 para a ilha de São Miguel, onde tem agendados encontros com os núcleos da LIAM na ilha.

 

A LIAM é uma obra laical fundada e animada pelos Missionários do Espírito Santo e visa sensibilizar as comunidades cristãs para a dimensão missionária da Igreja.

 

A LIAM nasceu da Animação Missionária Espiritana, fundada a 13 de Maio de 1937, em Fátima, pelos Padres Agostinho de Moura (depois Bispo de Portalegre e Castelo Branco), José Felício e José Maio.

 

A LIAM está presente nas redes sociais e dispõe de um jornal mensal “Animação Missionária”, da revista “Encontro”, e ainda de calendários, almanaque e agenda das missões.

 

A LIAM organiza anualmente um encontro nacional para professores e uma peregrinação a Fátima e colabora com a Congregação do Espírito Santo, ajudando espiritual e materialmente as suas vocações e apoiando as suas realizações missionárias em terras de Missão, nomeadamente através da Associação de Nossa Senhora de África.

Scroll to Top