Pe. Jacob Vasconcelos fala de uma agenda assente na “formação”

O diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão é o primeiro convidado de 2019 do programa de Rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo, depois do meio dia, na Antena 1 Açores e no Rádio Clube de Angra, e adianta que a formação é o grande “desafio e aposta” do Serviço.

“Formação, formação, formação. Este é o nosso grande desafio e também a nossa aposta, até em linha com as prioridades diocesanas” refere o Pe. Jacob Vasconcelos que, desde que foi ordenado, lidera um dos serviços de pastoral mais importantes numa diocese. Mas “há outros desafios” acrescenta, lembrando que “a ligação entre a catequese e a família, com mais envolvimento ao nível das paróquias, com os párocos e com as famílias” bem como “um recenseamento” do serviço, aferindo o número exato de catequistas, de catequisandos e de formadores, como que rastreando o que se faz ao nível da catequese da infância, da adolescência, de adultos ou de família “é fundamental”.

“Falamos em alta taxa de desistência após a Profissão de fé e eu quero perceber isso e porque é que isso acontece e estas coisas só se percebem quando conhecemos efetivamente o que estamos a fazer e um recenseamento é fundamental”, adianta afirmando que “gostaria de o fazer ainda este ano. Vamos a ver se será possível” dadas as exigências do dia a dia.

O Serviço tem agendados uma série de cursos – de iniciação e geral- para catequistas e este ano até irá ao Corvo, durante o mês de fevereiro, onde levará um curso de iniciação, algo que já não acontece há quase duas décadas.

“Será muito interessante” refere lembrando a adesão que este tipo de formação tem tido em ilhas pequenas onde se sente a necessidade de atualização e refrescamento de conceitos base da doutrina e também da prática catequética.

O agitado calendário de atividades começa já este sábado com a celebração do Dia da Infância Missionária, por ocasião da Solenidade da Epifania do Senhor, na paróquia da Ribeirinha, na qual as crianças da catequese na ilha Terceira são convidadas a apresentar os mealheiros, fruto da sua renúncia durante o Advento e Natal, que depois será entregue às obras Pontíficias Missionárias, que canalizarão a verba para zonas mais desfavorecidas, nomeadamente para a construção de escolas, hospitais e obras destinadas a crianças.

“É também uma forma de estimularmos o sentido de caridade nas nossas crianças de forma a que possam aprender a dar sem estar à espera de recebe nada em troca”.

A entrevista com o Pe. Jacob Vasconcelos, onde fala da igreja, da juventude e dos escândalos de pedofilia,  será emitida no programa de Rádio Igreja Açores, apresentado por Tatiana Ourique, e que irá para o ar este domingo, 6 de janeiro, dia de Reis, no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, depois da Missa da Sé Catedral, ao meio dia.