Menos batismos e casamentos católicos nas paróquias da ouvidoria de Ponta Delgada

Números ainda não estão totalmente apurados, mas ouvidor diz que é a “tendência”

O Ouvidor Eclesiástico de Ponta Delgada acaba de realizar uma visita canónica à maioria das 17 paróquias da ouvidoria e, “numa primeira leitura” adiantou ao Sítio Igreja Açores que há “uma clara tendência para uma diminuição dos batismos e sobretudo dos casamentos católicos”.

De acordo com o Cónego José Medeiros Constância trata-se “de uma tendência generalizada ao nível de todas as paróquias visitadas e resulta da atual conjuntura”.

O sacerdote, que realizou esta visita, como faz todos os anos, para aferir o pulsar da vida da ouvidoria diz que este decréscimo “ainda não é alarmante mas não pode ser ignorado”.

A visita canónica é uma forma de visitação, prevista no direito canónico,  com um carácter administrativo, que abrange lugares e pessoas, para aferir o funcionamento dos vários serviços, neste caso, consulta de livros de registo e contas das paróquias, documentos cujas cópias são remetidas à Cúria diocesana.

“Fui muito bem recebido pelos meus colegas e não há nada a registar a não ser essa perceção de que há menos casamentos e batizados”, reforça.

Aliás “numa ouvidoria com uma programação definida e chancelada pelo Conselho Pastoral que funciona bem, esta visita acaba por ter o seu alcance resumido a uma função mais administrativa” disse ainda o sacerdote que deixa, no entanto,  uma mensagem ao clero.

“As comunidades paroquiais funcionam bem mas às vezes sinto que poderia haver uma maior articulação ao nível de zona e com a ouvidoria, que neste momento se calhar ainda não foi possível alcançar embora estejamos todos a trabalhar nesse sentido”.

O Cónego José Medeiros Constância foi acompanhado nesta visita pelo ouvidor adjunto, Pe Marco Sérgio tavares.

Scroll to Top