Mais de metade das paróquias açorianas já tem a funcionar a pastoral familiar

Cerca de 80 paróquias dos Açores já tem a funcionar um programa de pastoral familiar ligado ao Serviço Diocesano, disse esta quinta feira ao Sítio Igreja Açores o responsável diocesano que ontem esteve reunido com o Bispo Coadjutor de Angra.

“A reunião que tivemos com D. João lavrador serviu essencialmente para um conhecimento da equipa que lidera a pastoral familiar nos Açores e a articulação que faz com as diferentes ouvidorias e paróquias” disse o Cónego José Medeiros Constância.

“Os nossos dois objetivos estão praticamente cumpridos no que respeita à organização territorial pois das 165 paróquias já temos mais de 80 com um casal responsável e temos casais em todas as 16 ouvidorias que fazem a articulação com a equipa diocesana”, precisou o sacerdote.

“Esta organização territorial foi um primeiro passo para conseguirmos a mobilização que , neste momento, apenas está a faltar nas ilhas de São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo” acrescentou, lembrando que “é só o começo” pois agora “temos de apostar muito na formação”.

“É preciso trabalharmos não para as famílias mas com elas e por elas,  e nisso estamos em perfeita sintonia com os nossos prelados” disse ainda o Diretor Diocesano da Pastoral Familiar.

A próxima formação já tem, de resto, data marcada para dia 19 de fevereiro no Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada.

“A equipa é composta por casais de São Miguel mas a verdade é que mantém um contacto estreito com todas as ouvidorias” pois “cada casal da equipa diocesana tem à sua responsabilidade o apadrinhamento´de outros casais nas ouvidorias”, sublinhou o sacerdote.

Também com data marcada estão já as jornadas da família, que se realizam na Semana da Vida entre 15 e 22 de maio.

“Este ano vamos realizar estas mini jornadas na ouvidoria da Lagoa, a 18 e 19 de maio, e como sempre um dos módulos é preparado pela equipa e este ano teremos como convidado o nosso Bispo Coadjutor”.

O Cónego José Medeiros Constância vai participar este fim de Semana na Jornada Nacional da pastoral da família, em Fátima, acompanhado por um casal da equipa diocesana. Aqui serão definidos os temas para a Semana da Vida deste ano.