Equipa do secretariado está a chegar ao fim do mandato e lamenta que este ano não tenha podido concretizar uma das suas grandes apostas que era a formação levando pela primeira vez o Curso da Mensagem de Fátima à diocese

O curso sobre a Mensagem de Fátima “O triunfo do amor nos dramas da história” estava agendado para os dias 20 a 22 de março, no Seminário de Angra, mas teve de ser cancelado devido à pandemia provocada pela covid-19. Tal como o curso foi cancelada também a participação nas várias peregrinações, desde as crianças à peregrinação nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF). Por isso, o Secretariado Diocesano, que está a chegar ao fim do mandato, fala “num ano perdido”.

“Foi um ano perdido, com toda esta situação da pandemia. Tínhamos uma grande expetativa para este ano, nomeadamente ao nível formativo pois iriamos trazer, pela primeira vez, o Curso sobre a Mensagem de Fátima aos Açores, mas foi tudo cancelado”, adiantou ao Igreja Açores o responsável pelo Secretariado Diocesano, Nelson Gonçalves.

“Tem sido um ano difícil até para comunicarmos pois o nosso público alvo, a maioria dos mensageiros, é gente idosa que não usa nem tem acesso a novas tecnologias, nem redes sociais. É muito difícil a comunicação com eles” refere o dirigente que confessa querer “ainda fazer alguma actividade”.

Este ano, o Secretariado viu-se forçado a cancelar a grande maioria das suas actividades, até porque, também a nível nacional, foi inviabilizada a sua concretização.

A Peregrinação das Crianças, a 10 de junho, foi cancelada pelo Santuário de Fátima, tal como a Peregrinação Nacional que seria agora em julho foi cancelada pelo Movimento. Também não haverá retiro de doentes nem a peregrinação a Tuy e Pontevedra, local das últimas aparições de Nossa Senhora a Lúcia de Jesus.

“As nossas expetativas para este ano eram elevadas; tínhamos previstas muitas atividades e não foram só as actividades que foram canceladas foi também a sua preparação que é sempre uma oportunidade de encontro” adianta o responsável pelo Secretariado diocesano do MMF.

Esta equipa termina agora no final deste ano pastoral o seu mandato.

O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação de fiéis de formação e apostolado, aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa. Tem a sua sede nacional no Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Sucedeu ao Movimento dos Cruzados de Fátima, que substituiu a Pia União dos Cruzados de Nossa Senhora de Fátima.

O seu primeiro objetivo é o de difundir e ajudar a praticar a Mensagem de Fátima. Na prossecução dos seus fins, o MMF dá especial atenção aos seguintes campos de pastoral: da oração, das peregrinações, dos doentes e deficientes físicos. A promoção da adoração eucarística por crianças é outra atividade que se vai desenvolvendo com a colaboração de sacerdotes e catequistas.