Nomeações para o próximo ano pastoral favorecem partilha de responsabilidade entre sacerdotes

Bispo de Angra apela a comunidades “mais abertas” à “colaboração “ entre “paróquias vizinhas”

O bispo de Angra acaba de dar a conhecer a segunda fase das colocações de sacerdotes para o próximo ano pastoral e delas resulta clara a vontade de criar “comunidades abertas à colaboração” de todos e à partilha de responsabilidades dos sacerdotes.

“Oxalá surjam paróquias mais abertas à colaboração com as vizinhas, onde se implementem novos estilos de evangelização e onde a corresponsabilidade e os ministérios laicais sejam cada vez mais visíveis e constitutivos da vida das comunidades”, refere D. Armando Esteves Domingues no decreto em que publica as nomeações para o ano pastoral de 2023/2024, fortemente marcado pela etapa romana do Sínodo sobre sinodalidade, enviado ao Sítio Igreja Açores esta terça-feira, que “aponta a nomeações in solidum, ou equipas de padres para zonas pastorais”.

A decisão do bispo é justificada por um sublinhado onde destaca dois anos pouco comuns na diocese sem que haja qualquer ordenação presbiteral.

“Começa a haver falta de padres para prover, como antes, às comunidades paroquiais” diz o bispo de Angra, que neste decreto deixa “o apelo a todo o Povo de Deus para que reze e se empenhe na promoção das vocações sacerdotais”.

“Que, à luz do grande acontecimento que é a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, nos consigamos renovar como pessoas e comunidades” refere.

D. Armando Esteves Domingues deixa um agradecimento a vários sacerdotes que, por completarem a idade limite canónica ou por motivos de saúde, pediram para serem dispensados das paróquias. Um agradecimento que se estende, também, aqueles que terminaram a sua provisão e assumirão novas paróquias.

“Agradeço a cada um a pronta disponibilidade e agradeço a Deus a graça que foi a oportunidade de conhecer melhor os sacerdotes da diocese”.

O prelado não deixa de fazer um sublinhado acerca de alguns sacerdotes que se “voluntariaram” para o serviço em locais vistos como “mais difíceis”, o que “é causa de grande alegria”.

“Uma mudança não é promoção ou despromoção, favorecimento ou castigo. É como uma grande família. Todos somos chamados a olhar para o conjunto e ver como e onde é necessário servir. Obrigado!”.

Esta é a segunda fase das novas colocações e o segundo decreto episcopal do 40º bispo de Angra a definir provisões para o clero diocesano.

Esta segunda-feira, dia 31 de julho, o prelado deu posse aos dois vigários- vigário geral e vigário episcopal para o clero e formação- e ao novo reitor do Seminário Episcopal de Angra.

Estas nomeações fizeram parte de um primeiro Decreto Episcopal onde se anunciou também a nomeação do novo Reitor do santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres e a saída de alguns párocos de igrejas matrizes das principais cidades açorianas.

Nomeações 2023/2024 (II)

– Pe. Francisco Xavier Silva Bettencourt – é nomeado pároco ad tempus da Matriz da Vila do Corvo e Capelão da Santa Casa da Misericórdia do Corvo. É dispensado de pároco das paróquias do Porto Judeu e Feteira.

– Pe. Aurélio Alexandre Ferreira Sousa – é nomeado pároco de Ajuda da Bretanha, Pilar da Bretanha e Remédios da Bretanha e dispensado do ofício de administrador paroquial e Capelão da Santa Casa da Misericórdia na Vila do Corvo.

– P. Nuno Miguel Costa Fidalgo – a seu pedido é dispensado dos ofícios na Ilha das Flores.

– Pe. José Medeiros Constância – Por ter manifestado a sua disponibilidade é nomeado pároco moderador in solidum das paróquias da Ilha das Flores e deixa, por limite de idade canónica, o ofício de vice-reitor do Santuário da Esperança.

– Pe. Júlio Alexandre Aguiar Rocha – é nomeado pároco in solidum nas paróquias da Ilha das Flores e dispensado de pároco das paróquias de Santa Cruz, Praia (São Mateus) e curato do Monte, na Ilha Graciosa.

Pe. João Paulo Ávila Brasil é nomeado pároco in solidum e Moderador para as paróquias de Guadalupe, Luz, Matriz de Sta Cruz, Praia, Curato da Fonte do Mato, Curato da Ribeirinha e Curato da Vitória da Ilha Graciosa. Mantém os restantes ofícios.

Pe. Rúben filipe Sousa Pacheco é nomeado pároco in solidum para as paróquias de Guadalupe, Luz, Matriz de Sta Cruz, Praia, Curato da Fonte do Mato, Curato da Ribeirinha e Curato da Vitória da Ilha Graciosa.

– Pe. Pedro Miguel Aguiar Cardoso – é nomeado pároco de Norte Grande, Norte Pequeno, Santo António e Curato da Ribeira da Areia, na Ilha de São Jorge, e dispensado de pároco in solidum das paróquias da Ilha das Flores.

– Pe. Nuno Miguel de Andrade Araújo Maiato – é nomeado pároco de Ginetes mantendo os anteriores cargos.

– Pe. João Manuel Oliveira da Ponte – é nomeado pároco de Mosteiros, Sete Cidades e Curato da Várzea e dispensado das paróquias da Matriz da Povoação, Faial da Terra e Curato da Lomba do Botão.

– Pe. Duarte Medeiros Moniz – é dispensado, a seu pedido e por motivos de saúde, de pároco de Calhetas e Pico da Pedra.

– Pe. Leonardo Alberto Baganha Cabral – é nomeado ad tempus vigário paroquial das Paróquias de Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra e dispensado de Pároco de Algarvia, Lomba da Fazenda e São Pedro Nordestinho.

– Pe. Nuno Filipe Pacheco Sousa – É nomeado pároco ad tempus de Rabo de Peixe, Calhetas e Pico da Pedra.

– Pe. Jason Reis Gouveia – é nomeado pároco de Algarvia, Lomba da Fazenda e São Pedro Nordestinho e dispensado de pároco de Ajuda da Bretanha, Pilar da Bretanha e Remédios da Bretanha.

– Pe. João Miguel Medeiros Silva – é nomeado pároco da Matriz da Povoação, Faial da Terra e Curato da Lomba do Botão e dispensado de administrador paroquial da paróquia de Rosário.

– Pe. Pedro Maria da Silva Tavares Carreiro – é nomeado vigário paroquial de Rosário, Santa Cruz e Remédios de Lagoa, Capelão da Clínica do Bom Jesus e dispensado de capelão do Colégio de S. Francisco Xavier. Mantém os restantes ofícios.

– Pe. Marco Sérgio Pacheco Tavares – é nomeado Pároco de Santa Clara e São Roque e dispensado de pároco de Mosteiros e Curato da Várzea.

– Pe. Abel Ricardo Aguiar Toste – é nomeado vigário paroquial de Santa Clara e São Roque e dispensado de pároco de Sete Cidades e Ginetes.

– Pe. Nemésio Manuel de Sousa Medeiros – deixa, a seu pedido e por limite de idade canónica, a paróquia da Matriz de S. Sebastião, em Ponta Delgada.

– Pe. Norberto José Toste Brum – é nomeado capelão das Irmãs de São José de Cluny, Ponta Delgada e mantém os restantes ofícios.

– Pe. Igor Samuel Lima Oliveira – é nomeado para o Curato de São Carlos em Angra do Heroísmo e dispensado de Diretor do Serviço Diocesano para a Evangelização e Catequese. Mantém os restantes ofícios.

– Pe. Jacob Fernando Nóia Vasconcelos – é nomeado pároco de Cinco Ribeiras e Diretor do Serviço Diocesano para a Evangelização e Catequese. Mantém os ofícios anteriores.

– Pe. Teodoro Manuel de Sousa Medeiros – é nomeado pároco de São Bartolomeu e dispensado do Curato de São Carlos. Mantém os restantes ofícios.

– Pe. Jorge Manuel Mendonça Luís – a seu pedido e por motivos de saúde, é dispensado de Pároco de Posto Santo.

– Pe. António Henrique Arruda Pereira – é nomeado pároco de Porto Judeu e Feteira e dispensado da paróquia da Conceição, mantendo os restantes ofícios.

– Pe. Francisco Sales Diniz – é nomeado pároco de São Brás e Vila Nova e dispensado de pároco de São Bartolomeu e Cinco Ribeiras.

– Pe. Pedro Silveira Lima – é nomeado pároco do Posto Santo e mantém os ofícios anteriores.

– Pe. Emanuel Vaz, Reitor do seminário – é nomeado Vigário Paroquial de Santa Luzia de Angra e Posto Santo.

– Pe. Nelson Filipe Ferreira Vieira – é nomeado Diretor Espiritual do Seminário Episcopal de Angra e dispensado dos anteriores ofícios.

– Pe. Francisco Dâmaso Zanon – é nomeado pároco de Furnas e Ribeira Quente, Povoação.

– Pe. Marco Bettencourt Gomes – é nomeado Reitor da Igreja do Carmo na cidade da Horta.

– Pe. Ângelo de Freitas Valadão Eduardo – é nomeado capelão da Santa Casa da Misericórdia e Reitor da Igreja da Misericórdia de Angra do Heroísmo e dispensado de pároco in sodidum da Sé.

Scroll to Top