Jornada de abertura do ano pastoral realizaram esta quinta feira, com uma celebração eucarística presidida pelo bispo de Angra

A nova equipa do Sector Oriental (São Miguel e Santa Maria) do Movimento Equipas de Nossa Senhora quer renovar e dinamizar o movimento nas duas ilhas, informa uma nota enviada ao Igreja Açores esta sexta-feira.

Na jornada de abertura do novo ano pastoral , que se realizou esta quinta feira, com uma celebração eucarística na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada, presidida pelo bispo de Angra, o novo casal responsável Susana e José Benjamim Rodrigues, apresentou as linhas orientadoras para este triénio, bem como a equipa que com eles as desenvolverá.

De acordo com a nota “A nova equipa identificou quatro desafios para o sector: renovar o Movimento; energizar as Equipas; acolher; aprofundamento da Fé”.

Entre as prioridades está o convite à criação de novas equipas “para que mais famílias encontrem na dinâmica do Movimento uma proposta útil de aprofundamento da vida conjugal”.  Também o apoio às Equipas de Jovens e a aposta num discernimento vocacional aprofundado, é um  desafio de renovação.

Na sequência do Sínodo da Família, a equipa “sente-se chamada a acolher e encontrar respostas próprias para diferentes situações: envolver  toda a família dos casais, começando pelos filhos e netos, assegurar aos viúvos a sua pertença ao Movimento, e ainda cumprir as palavras do Papa Francisco na Exortação Apostólica Amoris Laetitia: `O olhar de Cristo, cuja luz ilumina todo o homem, inspira o cuidado pastoral da Igreja pelos fiéis que simplesmente vivem juntos, que contraíram matrimónio apenas civil ou são divorciados que voltaram a casar´” refere ainda a nota.

A equipa escolheu como lema  para o triénio ”Para que nada se perca” (João 6,12).

O novo conselheiro espiritual da equipa responsável de sector é o Pe. Miguel Tavares, cuja presença na ilha de Santa Maria “é considerada uma oportunidade de crescimento do Movimento naquela ilha”.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objectivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio.

O Movimento chegou a São Miguel há mais de 50 anos e atualmente existem 10 equipas ativas na ilha. É na Terceira que o Movimento mais tem crescido (Foi também aqui que chegou primeiro) existindo 21 equipas a funcionar em pleno. A mudança da equipa de sector Açores Centro realizou-se no final do ano pastoral 2017/2018, mantendo-se contudo o conselheiro espiritual, Cónego Gregório Rocha.

Este ano uma delegação do Movimento nos Açores participou no Encontro Mundial das Equipas de Nossa Senhora que se realizou em Fátima de 16 a 21 de julho.