Workshop é promovido pelo Pe Ricardo Tavares

Dar a conhecer o papel “central” das mulheres na organização familiar e social no antigo Egipto e em Israel é o objetivo central do workshop que vai ser levado a cabo no Centro Educa a Mente, em Ponta Delgada, no dia 5 de junho, entre as 19h00 e as 22h00.

A iniciativa é promovida pelo Pe Ricardo Tavares e destina-se a um limite máximo de 12 inscrições, informa uma nota enviada pelo sacerdote ao Sítio Igreja Açores.

“ A mulher ocupava um lugar central na organização da vida familiar e social, apresentando-se aquelas sociedades, ainda hoje, como modelos de igualdade civilizacional”, sublinha o texto, destacando algumas características próprias das duas sociedades.

“No Egipto, ressalta a sua propensão para a estética e a liderança na agricultura e nos negócios; é surpreendente o seu protagonismo jurídico, assim como a abrangência dos seus direitos civis e políticos. Desempenhava um papel indispensável na estabilidade familiar e no serviço sacerdotal dos templos. É de grande relevo o seu lugar nos domínios antropológico e teológico, partilhando com o homem os mesmos privilégios”, diz o Pe Ricardo Tavares.

“Em Israel, apesar da sua distância em relação ao ofício sacerdotal, devido a questões de impureza ritual, a mulher exercia funções proféticas e até reais. Exaltada pela sua preciosidade e pela sua força física e psíquica, ela ocupava o cerne do movimento sapiencial, como primeira mestra da sua prole, construtora de laços familiares e sociais, agente de moda e comércio, economia e administração, constituindo ainda o fundamento da justiça social. São inclusivamente sublinhados os seus dotes para áreas como a arquitectura, a engenharia e enologia, além da clássica culinária”, adianta a nota.

O Pe Ricardo Tavares fala na promoção “da igualdade das mulheres com os homens” por Jesus Cristo que as “aceitou como financiadoras do seu movimento, discípulas e até apóstolas”.

“Por algum motivo, no fim da sua vida, esteve rodeado de três mulheres e apenas um homem”, conclui o sacerdote.