Iniciativas envolvem paróquias e movimentos de apostolado

A partir de hoje e todas as quintas feiras, até ao final do ano pastoral, a ouvidoria de Angra vai proporcionar às suas comunidades paroquiais o curso de iniciação bíblica, que se realizará no salão paroquial de São Pedro.

Esta é uma das variadas  iniciativas da Escola de Formação Cristã desta ouvidoria da ilha Terceira que tem previstas várias atividades ao longo do ano pastoral, em articulação com o Instituto Católico de Cultura e a Vigararia para a Formação do Povo de Deus.

Também com carácter regular e periódico terá lugar às terças-feiras a reunião do Movimento Carismático, na Conceição.

Esta ouvidoria vai igualmente desenvolver um momento de catequese de adultos, às quintas feiras na paróquia da Sé.

De acordo com uma nota enviada ao Igreja Açores, no final de uma reunião entre os responsáveis pelas várias zonas da ouvidoria, além das atividades próprias da formação seja na catequese , seja na formação continua de leitores e acólitos, nas datas festivas haverá iniciativas especificas como sejam a recoleção do Advento e da Quaresma, existirão retiros e momentos de reunião de preparação para os sacramentos do batismo, do matrimónio e do crisma.

Destaque ainda nos dias 24 a 26 de janeiro uma formação catequética a ministrar por um sacerdote convidado da diocese de Leiria-Fátima, o Pe. José Henrique Pedrosa que culminará com o dia do Catequista que será organizado conjuntamente com a ouvidoria da Praia da Vitória.

Em fevereiro, de 4 a 8, realizam-se os esercicios espirituais do Clero que são orientados por um sacerdote Jesuíta, o Pe, Francisco Rodrigues, ecónomo da Província portuguesa , que se realizará em Santa Catarina e que envolverá o clero da Vigararia do Centro.