Ouvidoria de Ponta Delgada organiza ano pastoral

Clero reúne para definir estratégias para “Viver o Evangelho a partir das periferias”

20 dos 28 sacerdotes e um diácono, pertencentes às 17 paróquias e um curato que formam a Ouvidoria de Ponta Delgada, reuniram-se esta segunda feira à noite para “acertar estratégias” com vista à aplicação das orientações de pastoral definidas para o próximo ano que se inicia no domingo, dia 5 de outubro, sob o tema “Viver o Evangelho a partir das periferias”.

“Foi uma reunião muito participada – em número e qualidade- se atendermos ao facto de alguns sacerdotes já estarem muito debilitados e não participarem nestas reuniões” disse ao Sitio Igreja Açores o Ouvidor, Pe José Medeiros Constância que vê neste ano “uma oportunidade para identificar verdadeiramente as periferias, sabendo quem são, onde estão e como estão”.

A aposta na formação do clero da ouvidoria, tal como está prevista nas orientações diocesanas de pastoral, já no próximo mês de novembro, extensiva a todas as ouvidorias de São Miguel, incluindo leigos, “é benvinda e foi muito bem acolhida porque entendemos que já era altura de se apostar na formação”, sublinhou ainda o ouvidor.

Durante a reunião foi constituído um grupo de trabalho composto por três sacerdotes – os padres José Constância, José da Encarnação Cabral e Paulo Borges- para elaborarem um “guia” de orientações práticas, “de interesse pastoral” para a ouvidoria no que respeita à catequese, à liturgia, à pastoral social e questões de natureza administrativa.

Os sacerdotes de Ponta Delgada receberam, ainda, o Grupo Coordenador do Movimento Romeiros de São Miguel que apresentou o projecto de formação que quer desenvolver em parceria com as paróquias.

Grupo coordenador do movimento dos romeiros de São Miguel
Grupo coordenador do movimento dos romeiros de São Miguel

Esta reunião deveria ter acontecido durante o mês de julho mas por motivos de agenda de ambas as partes foi adiada para setembro, para o inicio do novo ano pastoral.

“Estamos abertos a uma colaboração mais estreita no sentido de envolver mais os romeiros na atividade paroquial e dos movimentos. Vamos, no entanto, ficar à espera de uma proposta concreta que nos permita avançar para o trabalho”, destacou o ouvidor eclesiástico de Ponta Delgada.

A ouvidoria vai realizar cinco reuniões durante o ano pastoral e manter-se-ão as reuniões mensais de zona. Está igualmente marcada uma reunião com os casais que integram a Pastoral familiar na ouvidoria, para o dia 12 de janeiro bem como a reunião do Conselho Pastoral, no dia 21 de outubro.

A ouvidoria está organizada em quatro grandes zonas e possui seis párocos in solidum: três para as paróquias de Feteiras, Candelária, Ginetes, Mosteiros, Sete Cidades e curato da Várzea e mais três para as paróquias de Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima, o que constitui uma novidade nas paróquias da cidade.

Os três sacerdotes- padres Norberto Brum, João Luciano Rodrigues e Fernando Teixeira- tomarão posse no próximo domingo, primeiro em Santa Clara e depois na Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Scroll to Top