Festa mariana será pregada pelo Pe. Bruno Ávila

A paróquia dos Flamengos, na ilha do Faial, celebra a partir da próxima segunda feira, dia 3 e até dia 9 de setembro,  a festa da sua padroeira Nossa Senhora da Luz, que será presidida pelo Pe. Bruno Ávila, da diocese do Porto.

O sacerdote de 36 anos foi ordenado no ano passado e desenvolve serviço pastoral nas paróquias de Gião (Santo Estevão), Malta (Santa Cristina), Modivas(Divino Salvador) e Vilar (Santa Maria).

Trata-se de uma festa que, pela sua dimensão quase de ilha, junta sempre muita gente quer do Faial quer visitantes de outras ilhas.

Na segunda feira, a partir das 20h00, realiza-se a Procissão das Velas, seguida da celebração da eucaristia que será animada pelo grupo coral da paróquia.

Durante os dias da festa e em cada um deles haverá um momento de consagração, primeiro dos doentes a 4 de setembro; depois dos avós, no dia 5; depois dos Pais, no dia 6 de setembro e no dia 7 dos Filhos.

Todos os dias haverá adoração eucarística, seguida da recitação do Rosário e depois missa.

A par deste programa religioso, a paróquia desenvolveu ao longo de toda a semana várias iniciativas de cariz cívico e cultural.

No dia 6 de setembro, às 20h00, terá lugar a Sessão Solene do Dia da Freguesia, que integra um Concerto pelo Coral de Santa Catarina. No dia 8 haverá um concerto do Grupo Coral de São José.

Nos dias 8 e 9 de setembro, dias principais da festa, o terço às 18h30, será orientado pela Irmandade de Nossa Senhora da Luz; às 19h00 Missa solene terá a renovação das promessas dos membros da Irmandade de Nossa Senhora da Luz e esta missa será animada pelo Grupo Coral de São José, de Ponta Delgada.

A Missa solene, que será animada Grupo Coral e Orquestra de Sopros da Filarmónica Nova Artista Flamenguense, com a presença da Confraria do Santíssimo Sacramento e Irmandades, tem lugar às 16h00 do dia 9 de setembro, seguida do Desfile de Filarmónicas: Filarmónica Nova Artista Flamenguense, Banda oriunda da Cidade de Barcelos, Filarmónica Euterpe e Artista Faialense , que incorporarão a Solene Procissão de Nossa Senhora da Luz.