Homenagem decorre no âmbito das Festas do Santíssimo Salvador do Mundo, que decorrem até dia 11 de agosto

A Paróquia da Ribeirinha, na ouvidoria da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, homenageia esta quarta feira 12 sacerdotes, 11 dos quais nascidos na freguesia da costa norte informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

A homenagem, que se insere no âmbito das festa do Santíssimo Salvador do Mundo que se iniciaram terça feira e se prolongarão até ao próximo dia 11, distinguirá quatro sacerdotes a título póstumo, um deles não é natural da Ribeirinha mas esteve ligado, “desde sempre” à paróquia, refere a nota.

Entre os homenageados estão três irmãos- o Cónego Adriano Borges e os Padres José e Paulo Borges- que acabam de completar 15 anos de ordenação sacerdotal.

De resto, o Cónego Adriano Borges, pároco de São Carlos, na ilha Terceira e ecónomo da diocese de Angra, vai presidir às festas, tendo já pregado o primeiro dia do tríduo preparatório. Entre os homenageados estão ainda o Pe João Cabral, que exerce o seu ministério no Canadá, e que curiosamente festeja na próxima terça feira, dia 11 de agosto,  o 30º aniversário da sua missa nova, celebrada na igreja paroquial da Ribeirinha; o Pe. Agostinho Lima, ouvidor do Nordeste, que assinala este ano o 45.º aniversário de ordenação; o Pe Rui Silva que está em Santa Maria; o Pe Gil Silva, que acaba de ser ordenado presbítero e o Pe. Jeremias Rodrigues,  descendente de famílias da e que exerce o ministério em Providence, nos EUA.

A título póstumo serão também homenageados, o Mons. Jacinto da Costa Almeida , Reitor do Santuário do Santo Cristo; o Pe. Luís Cabral e  o Pe. Francisco Janeiro – recentemente falecido. E, “por ter exercido o seu múnus sacerdotal durante 52 anos na Ribeirinha e pelo seu grande amor a esta terra” refere a nota será, ainda, homenageado, o Pe. Artur Pacheco Agostinho.

Durante o jantar,  que também servirá como angariação de fundos para a paróquia, estarão presentes a comunidade, familiares e amigos dos homenageados e cada homenageado  receberá uma lembrança da paróquia.

As festas em honra ao Santíssimo Salvador do Mundo, na Ribeirinha começaram ontem, dia 4 com o tríduo de preparação que está a ser pregado pelos três irmãos Borges. As celebrações eucarísticas serão presididas pelo Cón. Adriano Borges.

Além dos eventos religiosos estão também organizado um diversificado cartaz de animação sócio-cultural que passa por concertos, dança e cantigas ao desafio.