A Igreja mãe da diocese possui agora duas residências sacerdotais

O novo passal da Sé foi inaugurado esta quarta feira, em Angra do Heroísmo, pelos dois Párocos e a Comissão Fabriqueira.

A cerimónia foi simples e constou da bênção da casa pelo Pe Ricardo Henriques e de uma alocução que historiou as várias etapas da obra pelo Padre  Hélder Fonseca Mendes, os dois párocos in solidum da Paróquia da Sé.

Situado na Rua Jesus, nº 27 da freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo, as duas residências sacerdotais são pertença da paróquia desde 1984 e o edifício serviu até agora para diversos serviços pastorais.

A casa  de três andares pode albergar dois sacerdotes e foi completamente remodelada estando em óptimas condições de ser habitada.

Ontem à tarde, o Engenheiro João Rodrigues da empresa Trepar, responsável pelas obras de restauro, entregou a  chave aos párocos da Sé.

Recorde-se que em 1978 o Casal José Magalhães e Rosa Machado ofereceram à Sé uma residência paroquial na Rua da Palha, que até setembro de 2014 foi a residência oficial do pároco, mas actualmente não tem condições de habitabilidade devido à praga das térmitas, estando em estudo neste momento, o modo de  restaurar e rentabilizar esse edifício.

Antes desta obra, a Sé comprou e remodelou duas casas na Rua dos Canos Verdes (nº 111-119) para Centro Pastoral de Paroquia, em 2013, onde de facto funcionam os serviços pastorais da Igreja Mãe da Diocese.

 

Pe Ricardo Henriques/CR