O livro está na forja e autores querem juntar o maior número de fotos e informação possível

A paróquia de Santa Cruz, Matriz de Lagoa, está, neste momento, a preparar, em livro, uma biografia do bispo natural desta comunidade, D. Manuel de Medeiros Guerreiro, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

O livro “pretende despertar os habitantes de Santa Cruz para a importância daquele que foi bispo de S. Tomé de Meliapor, Índia, e bispo de Nampula, em Moçambique.” Refere a nota do pároco de Santa Cruz.

A obra, ainda em construção, divide-se em seis capítulos: o primeiro incide sobre os primeiros anos em Santa Cruz; o segundo sobre os seus anos de formação sacerdotal; o terceiro debruça-se sobre o seu regresso aos Açores – memórias e legado – e a sua nomeação como bispo de S. Tomé de Meliapor; o quarto sobre os seus anos em Nampula, Moçambique e o quinto sobre os louvores, as cartas escritas e os últimos anos de vida do Sr. Bispo natural de Santa Cruz. Por último, há um sexto capítulo que vai resultar de relatos orais de habitantes de Santa Cruz sobre o Sr. Bispo, ou seja, as memórias que têm dele.

O trabalho está a ser feito por Júlio T. Oliveira, sob coordenação do Pe. Nuno Maiato.

Na nota enviada os autores lembram “a todas as pessoas que tenham informações, fotografias que possam enriquecer esta biografia que entre em contacto” através do endereço eletrónico pe.maiato@gmail.com.