Pastoral da Família é uma prioridade na Diocese de Angra

Aposta passa pela estruturação territorial da pastoral, numa diocese marcada pela descontinuidade geográfica.

O Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral da Família e Laicado acaba de propor ao Bispo de Angra que equacione a possibilidade da Família ser a prioridade pastoral diocesana no próximo biénio, apurou o Portal da Diocese junto do responsável pelo serviço, Pe José Medeiros Constância.  

 

“O Sínodo sobre a família (que se realiza em 2014 e 2015) é o horizonte que vai tocar todas as igrejas e dadas as respostas ao inquérito o que fica é, sobretudo, um bom roteiro de questões a trabalhar e a ter em conta na prossecução do trabalho pastoral sobre a temática da família nos dias de hoje”, justifica o responsável diocesano pela pastoral da família e laicado.

 

“Se este é um assunto da agenda da Igreja Universal nós nos Açores não podemos ficar de fora e de assumir este projeto como nosso”, refere ainda José Medeiros Constância.

 

A prioridade da atual equipa diocesana é estruturar a pastoral da família e laicado com base no território e, neste sentido, já conseguiu ter “pela primeira vez”, ao nível de cada uma das 16 Ouvidorias dos Açores um casal de ligação que está em permanente contato com a equipa diocesana.

 

Além desta estruturação territorial “que é fundamental”, a equipa liderada por José Medeiros Constância quer também uma aproximação e uma maior articulação com a equipa da pastoral social pois as grandes questões do momento são “a família, o trabalho, o emprego; como conciliar tudo e conseguir garantir a dignidade necessária às famílias”, explicita o responsável, sublinhando o momento de crise financeira que “afeta diretamente o bem estar e a serenidade das famílias exigindo novas respostas”.

 

De resto este é o tema para assinalar o Dia Mundial da Família no próximo dia 15 de maio, que se comemora durante a semana da Vida (de 11 a 18 de Maio) com várias iniciativas diocesanas.

 

Ontem a equipa diocesana de apoio à Pastoral da Família e Laicado voltou a reunir, depois do encontro nacional de todos os secretariados diocesanos em Fátima no fim de semana, e pela primeira vez esteve presente já um elemento dos CPM´s e outro da equipa da Pastoral Social.

 

“Este trabalho articulado vai ser fundamental. Por isso é que propusemos que a Pastoral da família fosse a grande aposta diocesana para o próximo biénio”, clarifica José Medeiros Constância.

 

Este ano deverá, ainda realizar-se um encontro diocesano com todos os casais de ligação das 16 ouvidorias e aqueles que trabalham diretamente no terreno nesta área.

 

A ligação e a consolidação da comunicação entre os movimentos ligados à família, que existem nas paróquias, e a equipa diocesana é outro dos desafios que José Medeiros Constância garante estar “muito empenhado”.

Scroll to Top