Peregrinação nacional levou milhares de crianças ao Santuário

Bispo de Bragança-Miranda recordou ligação «inseparável» entre os mais novos e a mensagem das aparições na Cova da Iria

35 mil crianças  participaram hoje na celebração de encerramento da sua peregrinação nacional a Fátima, presidida este ano por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.

“Cada um de nós tem um lugar muito especial no coração de Deus. Ele faz uma festa quando um filho se arrepende e volta para a casa do amor na família, o lugar dos afetos e o santuário da vida”, disse o prelado, na homilia da celebração, que decorreu num contexto de cor e  festa com a presença dos mais novos na Cova da Iria. D. José Cordeiro observou que “as crianças são inseparáveis da Mensagem de Fátima”.

“O Francisco, a Jacinta e a Lúcia, vendo as guerras e os sofrimentos do mundo, escutando a voz do Anjo, dialogando com Maria, ensinam-nos uma forma muito simples de ajudar Deus a ficar mais contente ainda connosco – a oração, os sacríficos, o perdão, a adoração e as boas ações”, explicou.

O bispo de Bragança-Miranda recordou que o 10 de junho assinala também a “memória do Anjo da guarda de Portugal”.

“É uma festa antiga, mas ganhou maior importância a partir das aparições aqui em Fátima. Todos sabem a oração do Anjo da guarda?”, perguntou aos presentes.

Também o bispo de Leiria Fátima  elogiou o ambiente festivo vivido esta manhã na Cova da iria.

“Estamos a viver uma festa cheia de encanto e beleza que se espelha na alegria dos vossos rostos, no colorido das vossas tshirts e bonés. São sinais exteriores de uma festa maior que aconteceu no interior de vós” disse D. António Marto.

“Vós sois a verdadeira festa porque é Deus que quer fazer festa convosco pelas vossas boas ações e sacrifícios. Sois um espectáculo”, disse ainda o prelado diocesano.

A 38ª Peregrinação das Crianças arrancou esta quinta-feira com a evocação das Aparições do Anjo, numa caminhada desde a Capelinha das Aparições até aos Valinhos, em Fátima, durante a qual as crianças rezaram e meditaram o terço.

Celebrando também o centenário das Aparições do Anjo que prepararam os pastorinhos para acolher a Mensagem de Nossa Senhora, a Peregrinação das Crianças, escolheu este ano o lema ‘Deus está contente’, refere a página oficial do Santuário de Fátima.

Depois de terem visto uma projeção com a mensagem das três aparições do Anjo, o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que presidiu à caminhada noturna, pediu aos presentes para que nunca desistam de “levar o amor de Deus ao mundo” ajudando-o “a ser melhor e a ter mais paz”.

A peregrinação reuniu crianças de todas as dioceses portuguesas, depois de um trabalho desenvolvido durante o mês de maio que permitiu o desenvolvimento de uma experiência de “alegria”.

Às crianças foi pedido que “fizessem algo que deixasse Deus contente”, como rezar, fazer um sacrifício ou uma boa ação, perdoar, acolher, adorar, “deveriam recortar um balão e coloca-lo dentro de uma caixa, que foi entregue na celebração Eucarística desta manhã.

Entre as dioceses presentes esteve a de Angra com uma comitiva de 46 crianças das ilhas de São Miguel e Terceira, acompanhadas entre outros, pelo assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima, Pe Júlio Rocha.

Esta Eucaristia foi concelebrada por 15 bispos e 160 sacerdote, quatro deles provenientes da diocese insular.

(Com Ecclesia)

Scroll to Top