Inauguração e abertura das luzes é animada pelo coro infanto-juvenil e Orquestra da Povoação

É um dos maiores, senão o maior presépio de ar livre dos Açores: nas Furnas, todos os anos, esta instalação feita em parceria, entre a Cãmara Municipal e a Junta de Freguesia, recria as cenas do nascimento e primeiros dias da vida de Jesus, com imagens localizadas e distribuídas pelo espaço das caldeiras.

Este ano, a inauguração está agendada para domingo, às 20h30, numa cerimónia que conta com a participação do Coro Infanto-Juvenil e Orquestra Ligeira da Povoação.

Este presépio, com características únicas, constitui um cartaz turístico desta época festiva do concelho da Povoação, pelas suas características únicas e também “pelo ambiente da zona envolvente que as caldeiras proporcionam, atraindo assim todos os anos milhares de visitantes à freguesia”, refere uma nota da autarquia.

Entre os dias 24 e 26 de dezembro e de 30 de dezembro até 2 de janeiro, o Presépio ficará iluminado continuamente. Nos restantes dias, a iluminação estará disponível das 18h00 e até à 01h00.

Recorde-se que o Presépio das Furnas começou em 1976, ao que tudo indica, com um Grupo de Jovens das Furnas (J.D.F.) que, na altura, também tinha dotes para a pintura, música e teatro.

Durante muito tempo a ornamentação do Presépio das Caldeiras foi uma responsabilidade da Junta de Freguesia , levada a cabo com o apoio da edilidade povoacense. Nos últimos anos este encargo tem sido suportado pela Câmara Municipal da Povoação, contando com o apoio logístico da Junta de Freguesia das Furnas.