Sé de Angra recebe Concerto de Natal que junta vozes de 17 grupos corais

Iniciativa é da Comissão Diocesana de Música Sacra e integra programa de Natal da autarquia

A Sé de Angra vai acolher no próximo dia 18, pelas 15h30, um Concerto de Natal que reunirá 17 grupos corais- 14 litúrgicos e 3 não litúrgicos- que interpretarão um repertório com peças de Advento e de Natal, dirigidos pelo maestro Pe Duarte Rosa.

Trata-se de uma iniciativa da Comissão Diocesana de Música Sacra e da Delegação de Ilha do Serviço Diocesano da Pastoral da Cultura, presididas pelo sacerdote que é Mestre Cerimoniário da Catedral, que conta com o apoio da autarquia.

O concerto, além das músicas de Advento e de Natal, integra duas leituras bíblicas que serão comentadas pelo bispo de Angra, com vista à preparação do Natal.

“Pretende-se que os coros, juntos e sem distinção, promovam o canto de todo o público, como o fazem nas assembleias das suas comunidades. Aos grupos corais litúrgicos poder-se-ão juntar outros coros que, apesar de não terem uma função específica e habitual na liturgia, cantam música sacra em concertos e casamentos: a Igreja acolhe todos os que queiram, cantando, orar em conjunto” disse o Pe Duarte Rosa ao Diário Insular desta quarta feira.

Os solistas Ala Lanova, Carolina Barbosa, João Rodrigues, Rui Baeta e Fábio Silveira cantarão peças clássicas sacras e todo o concerto será acompanhado por um quinteto de metais e o organista da Sé, Francisco Rocha. Os arranjos musicais são de Antero Ávila.

“Esta experiência repetirá na Quaresma, cabendo aos coros a interpretação de cânticos próprios do tempo, enquanto um quarteto de solistas executará peças sacras portuguesas do século XIX, composta para a Semana Santa, cujos manuscritos integram o fundo musical capitular catedralício” adiantou ainda o sacerdote.

Entre os coros estão o Coro Tibério Franco da Terra Chã, o coro AMIT e o coro Allegro.

Scroll to Top